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quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Água


O desperdício, a poluição e a destruição da
Mata ciliar, são exemplos de descaso com a água, que resultam em inúmeros problemas que comprometem a sobrevivência no planeta. A água é um elemento essencial à vida é um recurso finito. Sua disponibilidade e qualidade são determinantes para manutenção da qualidade de vida das futuras gerações.
Embora se observe muita falta de cuidado no planeta em relação à preservação desse recurso, várias instituições no mundo vem se preocupando com seus reservatórios naturais, visando proteger o futuro da espécie humana e de todas as outras espécies, que podem ser extintas ou comprometidas, a menos que se tome uma atitude significativa com relação à administração dos recursos hídricos no globo terrestre.
Não tenho a pretensão de mudanças radicais, porque sei o quanto é difícil as mudanças dentro de nossa casa. Mas com a união de forças, talvez possamos inicial as mudanças que irão trazer benefícios para as futuras gerações. Isto já pode ser considerado um grande passo. Espero que esse trabalho o ajude a se conscientizar da necessidade de participar desse esforço conjunto.

César Torres

Diante do caos ambiental que se encontra o mundo – onde o maior ameaçado é o homem – fica evidente a necessidade de uma mudança urgente, que depende de um esforço coletivo, ou seja, uma mudança nos hábitos e atitudes de empresas, dos governos, das instituições de ensino, enfim das pessoas, pois são elas que determinam a forma de agir.
Essa forma de agir depende da educação, do conhecimento e da consciência formada desde criança através da educação ambiental, formando cidadão responsáveis por suas ações. Se cada um fizer sua parte pode-se ter esperanças de um mundo mais sustentável, não somente para o presente, mas também para as futuras gerações.
Uma ação pedagógica que seja eficiente deve ser estruturada em correspondência com as particularidades físicas, psicológicas e sociais da população e principalmente da criança, levando em conta os seus diferentes níveis de desenvolvimento, considerando que será principalmente a criança que irá fazer parte de uma futura geração socioambientalmente correta.
De acordo com Piaget apud Lieixà Arribas (2004), o desenvolvimento precede a aprendizagem, por isso é preciso conhecer os níveis de desenvolvimento alcançados pelas crianças para saber o que elas serão ou não capazes de fazer e assim adaptar os processos de aprendizagem a esses níveis de desenvolvimento.
Existe uma grande diferença entre informar e formar pessoas. A formação constitui um processo educativo, capaz de construir conhecimentos e valores e transformá-los em ação prática.
O ensino-aprendizagem deve ser uma construção participativa, participativa e estar de acordo com a realidade local. Diante dessa ótica que estamos elaborando esse trabalho com informações e propostas que possam transformar a visão de nossa população através do estímulo e a sensibilização para uma mudança de atitude.
A Educação Ambiental para atingir os objetivos, tem que passar pela melhoria na qualidade de ensino:
 Valorização da Educação Ambiental nas escolas;

 Promoção da educação Ambiental Interdisciplinar;

 Democratização da produção de conhecimento;

 Favorecimento do protagonismo Juvenil;

 Maior Interação entre escola e comunidade nas ações e produção de conhecimento na relação homem – meio ambiente.

 Pequenas intervenções mitigadoras de problemas ambientais locais.

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César Torres

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