Devemos considerar que a Educação Ambiental para uma sustentabilidade efetiva, necessita de um processo contínuo de aprendizagem, baseado no respeito de todas as formas de vida, afirmando valores e muitas ações que contribuam para a formação social do homem e a preservação do meio ambiente. Cat
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
DICAS DE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
Coleta seletiva
É a atividade de separar o lixo, para que ele seja enviado para reciclagem. Separar o lixo é não misturar os materiais passíveis de serem reaproveitados ou reciclados (usualmente plásticos, vidros, papéis, metais) com o resto do lixo (restos de alimentos, papéis sujos, lixo do banheiro).
Reciclagem
É uma atividade - na maior parte dos casos, industrial – que transforma os materiais já usados em outros produtos que podem ser comercializados. Através da reciclagem, papéis velhos transformam-se em novas folhas ou caixas de papelão; os vidros se transformam em novas garrafas ou frascos; os plásticos podem se transformar em vassouras, potes, camisetas; os metais tranSformam-se em novas latas ou recipientes.
Minimização de resíduos
É um conceito que abrange mais do que a simples
coleta seletiva e envio do lixo para reciclagem. Pressupões três regrinhas básicas que devem ser seguidas: primeiro pensar em todas as maneiras de REDUZIR o lixo, depois, REAPROVEITAR tudo o que for possível, e só depois pensar em enviar materiais para RECICLAR. Essa forma de atuação é chamada de 3 R, que é a letra inicial de cada uma das palavras-chave.
Como separar
Para a separação do material, basta ter em casa dois recipientes: um para o lixo úmido e rejeitos a serem recolhidos pela Companhia de Limpeza da Cidade e outro recipiente para o reciclável a ser coletado por uma cooperativa ou empresa: plástico, metal, vidro e papel, todos devidamente lavados e/ou limpos e secos.
No caso de condomínios, escolas ou empresas, pode-se aumentar o número de recipientes destinados à coleta seletiva, identificando-os por cores e tipos de material:
•Azul - Papel;
•Verde - Vidro;
•Amarelo - Metal (alumínio e metais ferrosos);
•Vermelho – plástico;
•Marrom – Orgânico (restos de alimentos ou podas de árvores que podem ser
transformados em adubo);
•Cinza – Rejeito (material sujo e/ou que não serve para a reciclagem).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelos comentários.
César Torres