A água doce é amplamente considerada o recurso mais essencial do mundo – sustenta não apenas as formas de vida vida como também o desenvolvimento econômico. Durante muitos milênios, os humanos têm exercido uma influência crescente sobre os recursos de água doce. Rios, em especial, foram alterados com a construção de barragens, irrigação e outras práticas agrícolas e de engenharia.
Agora, segundo um novo estudo, os rios do mundo inteiro estão em crise, e isso poderia ter um impacto terrível sobre as 5 bilhões de pessoas que vivem perto deles, e que precisam da água doce, bem como para milhares de espécies que os habitam.
As novas descobertas sobre a ameaça aos rios é a primeira iniciativa de escala global para quantificar o impacto de estressores em seres humanos e na biodiversidade ribeirinha. Foram produzidos uma série de mapas que documentam a influência de vários tipos de ameaças à qualidade da água e a vida aquática em sistemas fluviais de todo o planeta.
Nos últimos tempos, a poluição química, a população humana crescente e a redistribuição global de plantas, peixes e outras espécies animais – todas criaturas “invasoras”, que não são originárias do local em que se encontram – tiveram efeitos de longo prazo sobre os rios e seus habitantes aquáticos.
Então, os pesquisadores criaram mapas integrados com 23 diferentes itens, como poluição, barragens e represas, uso excessivo de água, escoamento agrícola, perda de zonas úmidas, e introdução de espécies invasoras, e os fundiram em um único índice. No passado, foram feitos estudos que lidaram com um problema de cada vez. Mas a pesquisa recente oferece uma imagem mais rica e mais significativa, pois todas as ameaças foram consideradas simultaneamente.
Os pesquisadores notaram que os rios em diferentes partes do mundo estão sujeitos a tipos semelhantes de problemas, independentemente da sua presença em um país desenvolvido ou em desenvolvimento. Alguns desses impasses são a intensificação da agricultura, o desenvolvimento industrial, a modificação do habitat ao redor do rio e outros fatores.
Alguns dos mais altos níveis de ameaça estão nos rios dos Estados Unidos e da Europa. Segundo os pesquisadores, os americanos pensam que seus problemas de poluição da água estão sob controle, mas o fato é que eles ainda enfrentam desafios enormes.
Os cientistas também disseram que os rios representam a única fonte de recursos hídricos renováveis para os seres humanos, e que após o mapeamento destas diversas fontes de ameaça, eles puderam observar uma síndrome global de degradação dos rios.
Um dos objetivos do projeto é apoiar protocolos internacionais que serão utilizados para proteger os sistemas de água no mundo. [OurAmazingPlanet]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelos comentários.
César Torres