Se você está acompanhando as notícias sobre o desastre ambiental na Hungria com certeza já reparou que a lama tóxica é vermelha. Mas por que ela tem essa coloração? Nós temos a resposta!
A lama é, basicamente, um resíduo obtido durante a produção de óxido de alumínio – ou seja ferrugem. E é isso que dá à lama a cor avermelhada. No entanto a composição química da lama vermelha varia com a qualidade dos processos pelos quais ela passou.
O processo para criar a alumina foi desenvolvido por Karl Bayer, em 1888 e, basicamente, consiste em refinar bauxita usando soda cáustica – isso em altas temperaturas. O produto dessa reação é vermelho e é insolúvel em água: ele só é removido através de filtragem e decantanção.
Segundo a Unidade de Desastres Nacionais da Hungria, a lama é cáustica, levemente radioativa e pode queimar a pele mesmo através da roupa. É muito tóxica se for ingerida e sua poeira pode causar câncer de pulmão.
Apesar de sua toxidade e de ser um subproduto, essa lama pode ter algumas utilidades – desde ser usado em produtos de cerâmica, em estradas e em tijolos. [Life's Little Mysteries]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelos comentários.
César Torres