A frequência de extremos de calor e temperaturas e chuvas recordes têm aumentado em todo o mundo como resultado do aquecimento global, de acordo com um projeto de pesquisa internacional liderado pela Universidad Complutense de Madrid (UCM) e envolvendo a participação do Instituto de Geociências (CSIC- UCM)
Pela Universidad Complutense de Madrid
O estudo, publicado na Climate and Atmosphere Science estima que a ocorrência de temperaturas recordes é oito vezes maior do que o que seria esperado sem o aquecimento global e que pelo menos uma em cada quatro novas chuvas recordes é causada pelas mudanças climáticas.
“Embora as mudanças observadas nas temperaturas globais sejam aparentemente pequenas, em torno de 0,2ºC por década, tem havido um aumento desproporcional na frequência de climas extremos. Esse aumento incomum teria sido impossível sem o aquecimento global de origem antropogênica”, indica Alexander Robinson, É investigadora do Departamento de Ciências da Terra e Astrofísica da UCM e do IGEO (CSIC-UCM).
Outra das conclusões do estudo é que as regiões tropicais , que incluem países vulneráveis ??com menor nível de responsabilidade pelo aquecimento global, são as que estão experimentando os maiores aumentos de condições climáticas extremas.
“As informações obtidas permitem monitorar os efeitos do aquecimento global e manter o nível de conscientização pública sobre esse problema. Além disso, as análises regionais são úteis como ferramenta informativa e como suporte nas negociações sobre mudanças climáticas entre diferentes países”. , conclui Robinson.
Níveis sem precedentes
Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram as temperaturas médias mensais e a precipitação diária em estações terrenas ao redor do globo para determinar a frequência histórica de eventos extremos de diferentes magnitudes e registrar eventos em nível global e regional. Esses resultados foram comparados com a evolução esperada em um clima estacionário – sem mudanças climáticas .
“Podemos afirmar que a ocorrência de eventos recordes nas últimas décadas é inédita no registro instrumental e sua frequência tem aumentado com o aquecimento global. índice de aquecimento global ”, acrescenta David Barriopedro, pesquisador do IGEO.
Referência:
Robinson, A., Lehmann, J., Barriopedro, D. et al. Increasing heat and rainfall extremes now far outside the historical climate. npj Clim Atmos Sci 4, 45 (2021). https://doi.org/10.1038/s41612-021-00202-w
Henrique Cortez *, tradução e edição. in EcoDebate,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelos comentários.
César Torres