Devemos considerar que a Educação Ambiental para uma sustentabilidade efetiva, necessita de um processo contínuo de aprendizagem, baseado no respeito de todas as formas de vida, afirmando valores e muitas ações que contribuam para a formação social do homem e a preservação do meio ambiente. Cat
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
INHAPIM, decoração de Natal sustentável
Enfeites natalinos feitos com garrafas pet deram tom ecológico e criativo à decoração de fim de ano
Garrafas pet podem se tornar lindas luminárias, bonecos de neve, velas e arranjos para as festividades de Natal e Ano Novo, foi o que comprovou a Secretaria de Educação da cidade de Inhapim, leste de Minas, a 275 km de Belo Horizonte. Com criatividade, economia do dinheiro público, bom gosto e respeito ao meio ambiente, deixaram de ir para o lixo 4.000 garrafas pet. Em entrevista a nossa redação, a secretária de Educação do município, Leilamar Pires disse que após ornamentarem o interior da secretaria, todos que vinham aqui elogiavam, então surgiu a idéia de enfeitar as praças e entradas da cidade.
Uma equipe formada por Jane, Sônia, a secretária Leilamar e Renata Viana (que finalizou a idéia), discutiram várias formas de ornamentar a cidade. Perceberam então que o uso de garrafas pet juntaria o útil ao agradável, pois incentivaria a população a não jogar garrafas no lixo, evitando assim que ficassem nas encostas, proporcionando um ambiente agradável com espírito natalino e uma campanha de conscientização ambiental. Dessa forma fomos em busca das garrafas e em oito (08) dias conseguimos arrecadar um número significativo de 4.000 (quatro mil) garrafas pet; disse a secretária de Educação.
Leilamar afirma ainda que a confecção e montagem dos enfeites teve a participação de: Anália, Enilda, Reginaldo, Aurélio e Rodrigo; com colaboração de funcionários da central de obras da prefeitura; que o prefeito Grimaldo Bicalho gostou muito da ideia e deu total apoio. Para este ano já estão elaborando um projeto com 12.000 (doze mil) garrafas.
Uma boa ideia e bom exemplo para as prefeituras seguirem e buscarem, a baixo custo, modelos de reciclagem e aproveitamento de parte do lixo em suas cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelos comentários.
César Torres