1. Cogumelo – cérebro
O apelido do Gyromitra esculenta já diz tudo sobre a estrutura desse fungo. Ele aparece pela Europa e por partes dos Estados Unidos e pode chegar a 10cm de altura e 15cm de largura. Apesar de ser fatal se for ingerido cru, ele é vendido como uma iguaria em partes da Escandinávia e na Finlândia, onde vem acompanhado de instruções para preparo. É usado em omeletes e sopas. Apesar disso, pesquisas recentes apontam que seu consumo não é seguro nem quando o cogumelo é cozido.
2. O dente sangrento
Hydnellum peckii, como você pode ver, deve sua aparência peculiar às gotas de “sangue” que aparecem em sua superfície. É encontrado comumente na América do Norte, na Europa e já foi visto em partes da Ásia. O sangue é uma espécie de seiva que sai dos poros do próprio cogumelo.
3. A bola gigante
3. A bola gigante
Esse cogumelo, Calvatia gigantea, é facilmente reconhecido por seu formato e por seu tamanho. Normalmente ele chega ao tamanho de uma bola de futebol, mas dificilmente é perfeitamente redondo.
4. O charuto do demônio
Esse é um dos fungos mais raros do mundo – tem a forma de uma estrela e seu nome científico é Chorioactis geaster. Ele aparece com a forma de um charuto e depois se abre e fica na forma de estrela, por isso ganhou o apelido de charuto do demônio. E, para ficar ainda mais estranho, quando está liberando esporos o fungo literalmente produz um som parecido com um assobio.
5. O rabo de peru
Trametes versicolor é o nome científico do rabo de peru, porém seu apelido é mais descritivo. Ele aparece em florestas, acoplados a árvores e sempre em grupos.
6. Cogumelo anil
O Entoloma hochstetteri é encontrado na Índia e na Nova Zelândia e eles são facilmente identificáveis por sua belíssima cor. O Entoloma não é comestível, mas não se sabe se é fatal para nós. A espécie é tão famosa na Nova Zelândia que aparece nos selos e no dinheiro do país.
7. Cogumelo barbado
7. Cogumelo barbado
Uma peruca mal-feita? Um monte de macarrão instantâneo esparramado? Nada disso, é o Hericum erinaceus! Acredite ou não, apesar de sua aparência exótica ele é comestível. Costuma aparecer na América do Norte, especialmente durante o verão, sempre acoplados em troncos.
8. Chifres de cachorro
De onde as pessoas tiraram a idéia de um chifre de cachorro nós não sabemos, afinal o formato dele é bem mais sugestivo, mas o nome científico desse cogumelo é Mutinus caninus. Aparece na Europa e na América do Norte.
9. Fungos bioluminescentes
O Mycena chlorophos aparece aqui no Brasil, assim como no Japão. Como você pode ver, ele irradia um brilho verde incrível. Normalmente aparecem na base de florestas no vale da Ribeira.
10. Amanita – o cogumelo mais famoso do mundo
10. Amanita – o cogumelo mais famoso do mundo
Aquela imagem que todos nós temos do cogumelo, com o topo vermelho com manchinhas brancas, é o retrato do Amanita muscaria, o cogumelo mais famoso do mundo. Apesar de ser muito bonito ele é venenoso e pode provocar vício por suas propriedades psicoativas. Há várias espécies de Amanita e, apesar da mais famosa ser a vermelha, há outras com diferentes cores de “chapéu”.
Psathyrella aquatica esta espécie também é especial
ResponderExcluir