Devemos considerar que a Educação Ambiental para uma sustentabilidade efetiva, necessita de um processo contínuo de aprendizagem, baseado no respeito de todas as formas de vida, afirmando valores e muitas ações que contribuam para a formação social do homem e a preservação do meio ambiente. Cat
VOCE É NOSSO VISITANTE N°
terça-feira, 6 de abril de 2010
CAMPANHA DA COLETA SELETIVA EM INHAPIM
Dia 05 de abril, começou em Inhapim a Campanha da Coleta Seletiva.
Buscando a Solução definitiva para o lixo em Inhapim, a Prefeitura Municipal instalou a UTRS (unidade de tratamento de resíduos sólidos), onde são feitas a triagem e a compostagem do lixo orgânico. A partir disso, viu-se a necessidade da implantação da COLETA SELETIVA.
Inicialmente a coleta será feita em duas subdivisões – lixo seco e lixo molhado. O lixo seco deverá ser depositado na sacola vermelha, e o lixo molhado na sacola preta. Isso facilitará o serviço de triagem, além de colaborar com o bem estar e saúde dos funcionários que trabalham na UTRS, evitando seu contato com o lixo orgânico.
A Prefeitura de Inhapim fará a distribuição das primeiras sacolas e informa que a coleta do lixo pelos caminhões passará, a ser feita sempre após as 19hs e pede à população que evite o acúmulo de lixo nas calçadas o colocando para coleta apenas entre as 18hs e 19hs. Respeitando sempre este horário.
Outro malefício da coleta arbitrária é o desperdício de alimentos. São contabilizados na UTRS cerca de duas toneladas de alimentos desperdiçados diariamente em Inhapim. Fato que causa a degradação do meio ambiente e, economicamente, prejudica as famílias da cidade.
Essas ações permitem o despertar da cidadania em um importante momento da vida de crianças, jovens e adultos. É quando a noção de direitos e deveres ultrapassam os mais simples interesses individuais para uma nova visão social na construção da responsabilidade de cada pessoa e valores coletivos, assegurando o bem-estar humano e o respeito a todas as formas de vida que envolvem a biosfera.
Esta visão dos valores coletivos que fazem prevalecer o direito constitucional que todos temos a um meio ambiente saudável, e o dever ético, moral e político de preservá-lo para as presentes e futuras gerações que esperamos como resultado desta campanha.
E que cada cidadão possa reconhecer que o consumismo se tornou o eixo principal desse desequilibrado embate, entre o recuperação ambiental e sua degradação, cuja dimensão assume proporções preocupantes em uma sociedade que ainda não aprendeu a relacionar suas necessidades individuais ou coletivas de consumo à degradação ambiental e à conseqüente perda da qualidade de vida das pessoas.
Sabemos que é necessário acreditar nas mudanças de paradigmas e dar continuidade as ações complementares para solidificação da cultura da sustentabilidade.
E assim serão as dinâmicas a serem implantadas na atual administração, por acreditar que os valores serão construídos com a segurança do comprometimento de todos os Inhapinhenses que também buscam no poder Público ações concretas como as da erradicação do lixão e a busca para destinação correta com impacto ambiental dentro dos padrões suportados pela natureza.
Contribuindo para a Coleta Seletiva, você estará ajudando a si próprio, à Prefeitura Municipal, aos funcionários que trabalham na triagem, principalmente, ao meio ambiente. Além de participar ativamente do desenvolvimento econômico de Inhapim pela geração de novos empregos na operacionalização da UTRS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Siga-me
Seguidores
PALESTRAS.
Meio Ambiente:
*Educação Ambiental
Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal
Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
PARABENS AOS MENTORES DO PROJETO QUE ESTÁ SENDO IMPLANTADO EM INHAPIM, ISTO SIM É UM VERDADEIRO COMPROMISSO COM NÓS MESMOS E PRINCIPALMENTE COM O MEIO AMBIENTE, É PRECISO QUE CADA UM DE NÓS CIDADÃOS FAÇAMOS NOSSA PARTE PARA QUE SE ALCANCE O OBJETIVO ESPERADO DA CAMPANHA DE COLETA SELETIVA.
ResponderExcluirCaro Flávio,
ResponderExcluirA sua visão é muito importante, bem como os seus comentários. Será um estímulo para que outros assumam também a responsabilidade que é de todos nós.
Abraços.
encaminhado para
ResponderExcluirhttp://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=77284513&tid=5311983571367005551&na=2&nst=29
com a finalidade de divulgação.
Cesar o que vc me fala sobre a noticia contida nesta pagina
ResponderExcluirhttp://edsonrogerio.com.br/entrefolhas/
Em primeiro lugar é uma satisfação me dirigir a você e esclarecer esse grande equívoco.
ResponderExcluirNão foi e não será intenção nossa causar tanto transtorno a todos por um cooperação entre municípios próximos.
Vamos aos fatos.
Na semana dos fatos o município de Inhapim estava promovendo um evento de ações integradas, entre elas, inaugurações de obras, lançamento de outras a serem iniciadas imediatamente. No evento, estava previsto um curso de capacitação, ministrado pela Fundação Isrrael Pinheiro, para os funcionátios de nossa UTRS (unidade de tratamento de resíduos sólidos) que inaugurava a sua primeira etapa, com triagem e compostagem do lixo. Razão esta que o Prefeito de Inhapim solicitou ao Prefeito de Entre Folhas permissão para jogar o lixo de Inhapim por dois dias apenas e possibilitando que todos os funcionários da UTRS, que trabalham em turno, pudessem partcipar do curso. Acontece que acabamos por utilizar o aterro de Entre Folhas apenas um dia. Não vejo esta situação como um fato ilegal e abusivo. Mesmo porque o lixo que levamos, é domiciliar e sem qualquer contaminante. Acho que houve um exagero nas informações que lhe passaram. Espero ter dessa forma lhe esclarecido a verdade dos fatos.
Abraços.
Cesar Torres