VOCE É NOSSO VISITANTE N°

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Uma decisão em favor da vida


Desde os tempos mais remotos o homem costuma lançar seus detritos nos cursos de água. Até a Revolução Industrial, porém, esse procedimento não causava problemas, já que os rios, lagos e oceanos possuem considerável poder de autolimpeza, de purificação.
Com a industrialização, a situação começou a sofrer profundas alterações. O volume de detritos despejados nas águas tornou-se cada vez maior, superando a capacidade de purificação dos rios e oceanos, que é limitada. Além disso, passou a ser despejada na água uma grande quantidade de elementos que não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pela natureza. Tais elementos - por exemplo, os sacos plásticos, a maioria dos detergentes e os pesticidas - vão se acumulando nos rios, lagos e oceanos, diminuindo a capacidade de retenção de oxigênio das águas e, consequentemente, prejudicando a vida aquática e diminuindo a água potável para o consumo humano.
Mas, independente das ações dos governos das ONGs e das empresas, os cidadãos podem, e devem encarar os novos desafios e partir para atitudes concretas, aproveitando esse momento atual e importante da vida na terra, e que podemos denominar como uma "revolução ambiental" onde em poucas décadas certamente irá transformar radicalmente o comportamento humano.
Mas para se alcançar esse horizonte e impedir que ultrapassemos a capacidade máxima da biosfera de absorver resíduos e poluição, a reeducação e uma nova atitude diante da vida têm que ser priorizadas por todos nós, para
que possamos fazer daqui um lugar que garanta uma vida futura digna e saudável.
Em destaque está o plástico, vem se tornando o grande vilão, sendo um problema em todo o ambiente devido a sua demora em se decompor, e como agravante, na maioria dos pequenos municípios ainda não existe um processo de reciclagem que diminua seu impacto na natureza.
Diante da grandiosidade dos danos causados pelo plástico é que elaboramos esse trabalho para possibilitar ao cidadão que não possui muito tempo para buscar as informações básicas dos malefícios do uso do plástico em sua rotina diária, e como contribuir para o meio ambiente, possa fazê-lo colocando em prática as sugestões contidas na cartilha.
A cartilha possui informações suficientes para uma tomada de decisão em favor da vida. Vamos pensar nas gerações futuras agindo agora.

César Augusto Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683