VOCE É NOSSO VISITANTE N°

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Vamos Salvar nosso Planeta!


Vamos Salvar o Planeta!

A geração humana deste tempo está vivendo exclusivamente para si, sem levar em conta a segurança e futuro das gerações vindouras. Que planeta queremos entregar aos nossos filhos? O homem já extinguiu dezenas de espécies que Deus criou e colocou na terra para compor a cadeia alimentar natural.

O capitalismo e a ganância cegam os homes, a ponto de não perceberem que estão cavando a sepultura de toda humanidade. Basta! Já é hora de parar! Nas últimas décadas, somos testemunha de tempos que muitos não conheceram. Acompanhamos, dia após dia, ano após ano, as imperceptíveis mudanças no planeta e muitos foram os acontecimentos marcantes de nossa história.

Muitos cidadãos nascidos nas últimas décadas são também testemunhas vivas das mudanças importantes no último século. Essas mudanças não chamam a atençào dos mais jovens. Todo ocorrido para maioria deles, são considerados apenas fatos históricos, sem maiores relevâncias.

Nos últimos 40 anos, acompanhamos as mudanças sociais, culturais, de comportamento e a evolução tecnológica. Tivemos a oportunidade de ver a primeira TV preto e branco entrar na cidade de Inhapim, com apenas um canal, onde sua imagem mais parecia uma foto desbotada. O telefone era ainda através de pinos metálicos para completar uma ligação, que era feita de somente na central telefônica. O transporte era 90% tração animal. A diversidade ecológica era enorme. A caça e pesca eram práticas normais. O desmatamento era visto como evolução econômica, com aumento das pastagens e área agricultável . O crescimento populacional não chegava a 05% ao ano.

Nas últimas duas épocas, também acompanhamos as mudanças, e podemos afirmar, foram avassaladoras. Não podemos negar que a tecnologia trouxe uma melhora de qualidade de vida a todos, nos aspectos, saúde, educação, moradia, transportes etc. Como previsto, à custa da dilapidação dos recursos naturais. Um retrocesso enorme na proteção ambiental. Essa evolução culminou na agressão das matas ciliares, das nascentes das reservas florestais. Antigamente, o rio Caratinga, era um rio com volume de água respeitável, com farto cardume de peixes. Hoje apenas um córrego quase sem vida. O rio são silvestre sempre foi menor, um afluente do Rio Caratinga. Hoje seu leito corre apenas um pequeno filete de água. E quantas fontes secaram? Será que alguém imagina.

As cidades, principalmente os grandes centros, com sua concentração populacional provocada pelo êxodo rural, vem sendo a grande responsável pelo alto índice de poluição. Os resíduos sólidos, o esgotamento sanitário, a poluição do ar, enfim, somos os grandes responsáveis. Precisamos repensar nossas atitudes. O planeta pede socorro.

E você? Já pensou como poderá ajudar?
Veja o vídeo com uma bela mensagem e conheça o caminho que estamos percorrendo e o futuro que nos aguarda se não começarmos as mudanças já.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683