VOCE É NOSSO VISITANTE N°

sábado, 18 de janeiro de 2014

Renováveis fazem Portugal economizar 850 milhões de euros




Em 2013, Portugal registrou o maior índice de geração de energias renováveis de sua história, evitando a emissão de 13 milhões de toneladas de gases efeito estufa na atmosfera. A energia gerada de maneira sustentável abasteceu mais de 58% da demanda do país, e trouxe uma significativa redução de gastos para os portugueses, que deixaram de gastar quase 850 milhões de euros.
 
Depois de autoridades, investidores e engenheiros perceberem o potencial das energias renováveis no país europeu, a geração a partir dos recursos naturais vem recebendo cada vez mais incentivos – seja por meio dos parques eólicos, usinas hidrelétricas ou dos projetos de usinas solares. Somente em 2013, a geração de eletricidade por meio dos ventos aumentou quase 20% em relação aos anos anteriores, graças à criação de novos parques eólicos.
 
Mesmo respondendo por menos de 1% da demanda energética total de Portugal, o potencial fotovoltaico do país europeu aumentou em 25% em comparação a 2012. Segundo o site português Greensavers, as usinas hidrelétricas mais que dobraram suas atividades no mesmo período analisado, graças ao aumento da umidade no território português nos últimos meses.
 
Especialistas também dizem que a indústria da energia limpa assume papel fundamental no enfrentamento da crise econômica pela qual passa o país. “Esta é uma mostra de que os investimentos em energias renováveis, numa primeira fase, podem necessitar alguns apoios, mas, a médio ou longo prazo, acabam por dar um enorme benefício ao país, do ponto de vista do emprego, da economia e do ambiente”, comentou ao portal Renascença Francisco Ferreira, presidente da Quercus, associação ambiental portuguesa. Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683