Você já parou para pensar na quantidade de água que você consome diariamente? Ao contrário do que possa parecer, os gastos com água não estão ligados apenas ao tempo no banho, à lavagem do carro, garagem ou àquele copo de água que matou a sua sede. Existe também o conceito de água virtual que é a quantidade do recurso utilizada para produzir alimentos, roupas e outros utensílios.
Todas as escolhas, hábitos e consumos geram algum impacto ambiental. Assim como existem calculadoras que mensuram as emissões de gases de efeito estufa da rotina das pessoas, também é possível computar a quantidade de água gasta para realizar todas estas tarefas.
O conceito de água virtual é extremamente necessário para que esta somatória seja possível. Antes de fazer uma lista com os hábitos alimentares e de consumo, é preciso entender que, por trás de tudo isso, existe uma quantidade enorme de água usada e que não pode ser visualizada no produto final. Este pensamento pode ajudar a definir quais são as prioridades e os padrões de consumo aplicados.
A Water Footprint Network é a organização internacional responsável pela criação da calculadora que mede a pegada hídrica, seja ela individual ou de um grupo. Esta ferramenta ajuda a identificar os pontos mais críticos e aquilo que poderia ser melhorado.
O consumo de carne, por exemplo, é algo que eleva muito a pegada hídrica, por toda a quantidade de água necessária durante a sua produção. As análises também avaliam a quantidade de água gasta diretamente em sua forma natural, ou seja, quantos litros são gastos no banho, na escovação dos dentes, descarga, louça, limpeza do quintal, carro, entre outras coisas.
Clique aqui para fazer o teste e verificar o tamanho da sua pegada hídrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelos comentários.
César Torres