VOCE É NOSSO VISITANTE N°

sexta-feira, 9 de junho de 2017

A água tem outro estado físico!


Quanto mais aprendemos sobre o mundo à nossa volta, mais nos surpreendemos com o pouco que realmente sabemos. A água, por exemplo. O líquido vital que sustenta a vida está em toda parte. Ele cobre a maior parte de nosso planeta natal, compõe cerca de 60% do corpo humano e está até mesmo no ar que respiramos. No entanto, ninguém compreende completamente este composto fundamental.
A água é intrigante por uma série de razões. É uma das poucas substâncias cujo estado sólido flutua em seu estado líquido, e ao contrário da maioria das outras substâncias, se expande quando congela. Enquanto as temperaturas de ponto de ebulição normalmente aumentam com o aumento do tamanho molecular, a água tem um ponto de ebulição surpreendentemente elevado dado o seu baixo peso molecular.
Agora, a água acaba de ficar mais estranha. Em um novo estudo detalhado no International Journal of Nanotechnology, os físicos observam que a água líquida tem um novo conjunto de propriedades quando atinge temperaturas entre 40°C e 60°C. Nesse intervalo, ela entra numa fase de “cruzamento”, em outras palavras, um segundo estado líquido.
Um grupo de pesquisa liderado pela física Laura Maestro, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, investigou as propriedades únicas deste segundo estado líquido. Eles examinaram como características como condutividade térmica, índice de refração, condutividade, tensão superficial e a constante dielétrica responderam às mudanças de temperatura no líquido vital. Os cientistas notaram que cada uma das características começou a mudar neste segundo estado em temperaturas diferentes na faixa entre 40 e 60°C. Por exemplo, a tensão superficial era diferente em temperaturas abaixo de 57°C e acima disso.

O que muda na nossa vida?

Mas o que isso significa para o universo ao nosso redor? Como mencionado, a água está em toda parte, mas é também diferente de outras substâncias. Será este segundo estado líquido a causa de suas propriedades estranhas? Se a água tem dois estados líquidos e nossos corpos são compostos por dois terços de água, esses estados têm afetado nossa biologia o tempo todo sem que nós saibamos?
Os pesquisadores ressaltam em sua publicação que descobrir se e como essas mudanças estruturais na água afetam as proteínas, os blocos de construção das células vivas, é uma das muitas perguntas para os sistemas biológicos e nano pesquisados por eles. Enquanto isso, mais estudos independentes precisam ser feitos antes que qualquer conclusão possa ser alcançada, e sem dúvida, à medida que aprofundarmos esse mistério do universo, encontraremos tantas perguntas novas quanto respostas. [Futurism]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683