Devemos considerar que a Educação Ambiental para uma sustentabilidade efetiva, necessita de um processo contínuo de aprendizagem, baseado no respeito de todas as formas de vida, afirmando valores e muitas ações que contribuam para a formação social do homem e a preservação do meio ambiente. Cat
VOCE É NOSSO VISITANTE N°
domingo, 20 de dezembro de 2009
Saiba o que fazer com óleo de cozinha reciclado
O sabão em barra é o principal produto obtido, mas também é possível fazer biocombustível e resina para tintas. Além de reaproveitar os materiais, a reciclagem do óleo também preserva o meio ambiente (veja o infográfico), porque evita a poluição das águas, a morte da fauna aquática, a contaminação do solo e o efeito estufa.
DESCARTE ERRADO
No ralo
Quando é jogado no ralo da pia da cozinha, o óleo causa muitos males. O primeiro deles é o entupimento dos canos da residência.
Na água
Se descartado em rios ou lagos (ou se o esgoto não é tratado), 1 litro de óleo pode contaminar 1 milhão de litros de água.
No solo
O óleo pode impermeabilizar a terra e agravar o efeito estufa, pois sua decomposição libera gás metano.
RECICLAGEM
Purificação
Primeiro, o óleo usado para fritar alimentos é filtrado para ficar sem impurezas. Em seguida, é aquecido a 60ºC, em média.
Ativos Químicos
Ao atingir a temperatura, é levado a um misturador e filtrado novamente. São então adicionadas soda cáustica e outras substâncias.
Produto final
O líquido é colocado em fôrmas para esfriar e secar. Com a massa solidificada, são feitos cortes a fim de criar as barras de sabão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Siga-me
Seguidores
PALESTRAS.
Meio Ambiente:
*Educação Ambiental
Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal
Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
Interessante, muito bom além de preservar o meio ambiente ainda ajuda nas economias.
ResponderExcluir