VOCE É NOSSO VISITANTE N°

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Educação Ambiental - Desenvolvimento Sustentável


Educação Ambiental
Desenvolvimento Sustentável
O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã aqui e agora. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos ambientais globais, alheio às mudanças planetárias. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos agora mesmo modelando nosso futuro e o futuro das próximas gerações. A problemática da sustentabilidade assume, neste início de século, um papel central na reflexão em torno das dimensões do desenvolvimento e das alternativas que se moldam. O consumo sustentável é a condicionante da garantia na auto-recuperarão dos recursos naturais e a permanência de vida no planeta.
O Meio Ambiente em que vivemos é uma manifestação da constante transformação, da natureza e da sociedade humana. Nós com nosso egoísmo, nossa ambição desenfreada, nosso consumismo sem limite, na busca constante de suprirmos nossos desejos econômico, buscando sempre viver de aparência e isto fazendo à custa de derrubadas de árvores, queimadas, extinção de espécies, poluição do ar, do solo e da água, não importando ao menos se todo este descaso com o planeta vai valer mesmo a pena, pois para que todo este lucro, esta aparência de ser o melhor, de ter a melhor casa e o melhor carro a melhor conta bancária, sendo a continuar no mesmo ritmo, não terão como aproveitar, já que o planeta reclama, manifestando sua fúria com reações nunca visto e se encontra a beira de um colapso total.
Esta nossa visão catastrófica vem causando descontentamento em muitos, principalmente os capitalistas que sentem como uma barreira ao progresso e que os ambientalistas tratam as questões ambientais com o mesmo radicalismo e fanatismo dos religiosos orientais.
Apesar de não ser natural de Inhapim passei toda minha vida nessa cidade e pude testemunhar as grandes mudanças ambientais ocorridas nas últimas décadas. O Rio Caratinga e o Córrego. São Silvestre são duas micro bacias hidrográficas de importância vital para a cidade, e que podemos dizer de sua vazão que teve uma redução importante, chegando praticamente 50% nos últimos 40 anos. Não tão somente os rios sofreram as transformações, mas, as nossas reservas florestais foram quase todas extintas e em conseqüência a biodiversidade.
Acredito que nem tudo está perdido, tanto que venho dedicando meu tempo em buscar conhecimento e levar a minha contribuição para mudanças de atitudes de nossa sociedade.
Inhapim, cidade como a maioria dos pequenos municípios, possui deficiências por ações antrópica e que depende da vontade política e a participação da sociedade para vencermos esse grande desafio. Para nossa alegria o executivo municipal vem empenhando na busca de uma solução definitiva para o destino correto do lixo com a implantação de um aterro controlado e uma usina de reciclagem e compostagem do lixo urbano.
Esse será o primeiro passo para um salto no controle total de nossos resíduos sólidos, com a possibilidade da coleta seletiva e a geração de emprego e renda principalmente para os profissionais que atuarem no setor. Devemos lembrar, no entanto que água, ar, alimentos, combustíveis, florestas, enfim, tudo o que é vital para nossa sobrevivência, para não se esgotar, precisa ser usado com racionalidade. Trocando em miúdos, é inadiável que cada um de nós promova uma saudável mudança de hábitos no cotidiano, um exercício que vai colocar em forma todo planeta. As pessoas precisam perceber que depende também de nós, consumidores, o futuro do planeta. Com pequenas atitudes no cotidiano, é possível ajudar o planeta e. ainda, economizar no orçamento doméstico.
O slogan ambientalista "Pensar Globalmente, Agir Localmente" serviu de inspiração para o capítulo 28 da Agenda 21, que pede maior atenção com as cidades, já que estas são fundamentais para a implementação das políticas propostas no documento e é a cidade onde existem hoje a maior concentração da população mundial.
Muito temos que fazer, e em outra oportunidade mostraremos como podemos ser importantes em todo processo de recuperação e manutenção da sustentabilidade do planeta economizando dinheiro e ou faturando com o nosso descarte. Encerro o texto com uma mensagem da carta escrita em 1855, pelo cacique Seattle ao Presidente dos Estados Unidos.
"O que ocorrer com a terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma ligação em tudo".

César Augusto Torres
Educador Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683