VOCE É NOSSO VISITANTE N°

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

EMPRESAS E O MEIO AMBIENTE


A preocupação com o meio ambiente, nos últimos anos, vem crescendo tanto nas sociedades desenvolvidas quanto nas em desenvolvimento. Esta preocupação com a qualidade ambiental pode manifestar-se principalmente pelo repúdio dos consumidores em adquirir bens que ao longo de seu ciclo de vida causem degradação ambiental.
Práticas ambientais corretas em Organizações é algo tão importante, que as empresas que adotam uma postura de favorecer a diminuição dos impactos causados pela deposição de rejeitos da natureza, estão conquistando a simpatia dos consumidores.
Atualmente, grande parte dos consumidores exigem informações sobre as características dos produtos disponíveis no mercado, bem como dos impactos ambientais gerados em seus processos produtivos. Nesse sentido, os consumidores através de seu poder de decisão, no ato da compra, podem afetar significativamente a lucratividade das empresas.
Nesse sentido, a presente cartilha visa apresentar uma discussão acerca dos benefícios econômicos, sociais e ambientais que a implantação de um sistema de gestão ambiental nas empresas poderá trazer. Além disso, busca-se destacar a importância de ações individuais, por parte das empresas, em prol da preservação do meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Como parte da presente proposta para um Consumo Responsável iremos dar destaque nas Sacolas Plásticas como o início de uma grande proposta para tornar Inhapim um município onde as o Poder Público, as Empresas e população promovem um grande pacto em prol de uma sociedade ecologicamente correta.
Passo a passo, iremos mostrar as iniciativas que poderão fazer a diferença, independente da atividade empresarial ou tamanho da mesma.

A) O primeiro passo que a Empresa precisa tomar consiste no reconhecimento de que toda e qualquer atividade humana são causadoras de impacto no Ambiente e que o desempenho ambiental de suas atividades, produtos e serviços depende de sua responsabilidade socioambiental.
B) A Empresa precisa acreditar que a constante procura de um desempenho ambiental de excelência se constitui, não apenas num fator de diferencial competitivo em relação aos concorrentes, como também numa condição fundamental para o desenvolvimento sustentado e sustentável dos seus negócios.
C) A Empresa deve estar determinada a conciliar o desenvolvimento econômico e social com a proteção do ambiente contribuindo para o Desenvolvimento global Sustentável, operando de forma ambientalmente responsável. Pensando Globalmente e agindo localmente.
Após o entendimento dessas três premissa, a Empresa assumirá publicamente o compromisso de que o seu desenvolvimento será executado de acordo com os seguintes princípios:
 Integrar a Gestão Ambiental da Empresa, na Gestão Ambiental do Município assumindo a eco-eficiência como referencial de gestão;
 Cumprir a legislação e regulamentação ambiental aplicável, e os compromissos ambientais que tenha subscrito, procurando preparar-se antecipadamente para a aplicação de novos requisitos legais atribuídos pela Prefeitura Municipal;
 Melhorar de forma contínua o desempenho ambiental das suas atividades, produtos e serviços, procurando prevenir e reduzir de forma sistemática os respectivos impactos ambientais e privilegiando a adoção das melhores técnicas disponíveis;
 Utilizar racional e eficientemente os recursos naturais e a energia;
 Minimizar a produção de resíduos, e privilegiar a valorização dos resíduos gerados, assegurando que esses são encaminhados para destino final adequado;
 Medir, Monitorar e Avaliar continuamente o desempenho ambiental da Empresa e das instalações que opera, à luz dos objetivos de gestão pré-estabelecidos;
 Influenciar os fornecedores de produtos e serviços a assumirem comportamentos e práticas ambientalmente responsáveis;
 Sensibilizar e Formar todos os colaboradores, reforçando a conscientização e competências ambientais, individual e coletiva;
 Cooperar e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas ou privadas e de programas governamentais, e desenvolver, fomentar ou participar em iniciativas envolvendo os clientes ou a comunidade exterior que igualmente visem à proteção do ambiente;
 Comunicar periodicamente, aos colaboradores, fornecedores, consumidores, investidores e restantes partes interessadas, de forma aberta e transparente, a evolução do desempenho ambiental da Empresa.

Aspectos importantes a serem observados pela Empresa

Consumo de Energia:
 O controle do consumo de energia deve ser acompanhado mensalmente e monitorado, devem ser propostas medidas que visem à redução / racionalização do consumo de energia pela Organização.
 Na maioria dos casos as Empresas conseguem reduzir o consumo de energia, com atitudes simples como sensores elétricos, a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, manutenção dos equipamentos de refrigeração, a abertura de áreas de iluminação nas dependências para entrada de iluminação natural etc.
Resíduos sólidos:
 Empresas preocupadas com o meio ambiente privilegiam a redução da produção de resíduos na fonte, a reutilização e a valorização dos resíduos gerados, contribuindo assim para a poupança de recursos naturais, para a redução dos resíduos encaminhados para deposição final e para o cumprimento das metas de reciclagem.
Neste âmbito, vários projetos podem ser desenvolvidos na Empresa , um exemplo claro é a Coleta Seletiva de Lixo, que cada vez é mais utilizada por empresas. Apesar de Inhapim ainda não possuir um programa já estabelecido de coleta seletiva, é possível fazê-la como forma de iniciarmos uma prática que em breve estará em uso e servirá como exemplo para as crianças e jovens que fazem parte das futuras gerações.
Uma Empresa preocupada com o meio ambiente deve implantar a Coleta Seletiva de Lixo, disponibilizando lixeiras classificadoras, o que irá desenvolver uma maior consciência ambiental por parte dos colaboradores da Organização e facilitar a triagem dos resíduos.
Após a implantação da coleta seletiva de lixo, o conceito de "lixo" certamente será revisto, pois o antigo conceito define que o lixo é tudo aquilo que não tem mais nenhuma utilidade, e depois que a coleta seletiva de lixo passou a ser divulgada, lixo passou a ser aquilo que pode ser reaproveitado .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683