VOCE É NOSSO VISITANTE N°

terça-feira, 6 de abril de 2010

CAMPANHA DA COLETA SELETIVA EM INHAPIM





Dia 05 de abril, começou em Inhapim a Campanha da Coleta Seletiva.

Buscando a Solução definitiva para o lixo em Inhapim, a Prefeitura Municipal instalou a UTRS (unidade de tratamento de resíduos sólidos), onde são feitas a triagem e a compostagem do lixo orgânico. A partir disso, viu-se a necessidade da implantação da COLETA SELETIVA.
Inicialmente a coleta será feita em duas subdivisões – lixo seco e lixo molhado. O lixo seco deverá ser depositado na sacola vermelha, e o lixo molhado na sacola preta. Isso facilitará o serviço de triagem, além de colaborar com o bem estar e saúde dos funcionários que trabalham na UTRS, evitando seu contato com o lixo orgânico.
A Prefeitura de Inhapim fará a distribuição das primeiras sacolas e informa que a coleta do lixo pelos caminhões passará, a ser feita sempre após as 19hs e pede à população que evite o acúmulo de lixo nas calçadas o colocando para coleta apenas entre as 18hs e 19hs. Respeitando sempre este horário.
Outro malefício da coleta arbitrária é o desperdício de alimentos. São contabilizados na UTRS cerca de duas toneladas de alimentos desperdiçados diariamente em Inhapim. Fato que causa a degradação do meio ambiente e, economicamente, prejudica as famílias da cidade.
Essas ações permitem o despertar da cidadania em um importante momento da vida de crianças, jovens e adultos. É quando a noção de direitos e deveres ultrapassam os mais simples interesses individuais para uma nova visão social na construção da responsabilidade de cada pessoa e valores coletivos, assegurando o bem-estar humano e o respeito a todas as formas de vida que envolvem a biosfera.
Esta visão dos valores coletivos que fazem prevalecer o direito constitucional que todos temos a um meio ambiente saudável, e o dever ético, moral e político de preservá-lo para as presentes e futuras gerações que esperamos como resultado desta campanha.
E que cada cidadão possa reconhecer que o consumismo se tornou o eixo principal desse desequilibrado embate, entre o recuperação ambiental e sua degradação, cuja dimensão assume proporções preocupantes em uma sociedade que ainda não aprendeu a relacionar suas necessidades individuais ou coletivas de consumo à degradação ambiental e à conseqüente perda da qualidade de vida das pessoas.
Sabemos que é necessário acreditar nas mudanças de paradigmas e dar continuidade as ações complementares para solidificação da cultura da sustentabilidade.
E assim serão as dinâmicas a serem implantadas na atual administração, por acreditar que os valores serão construídos com a segurança do comprometimento de todos os Inhapinhenses que também buscam no poder Público ações concretas como as da erradicação do lixão e a busca para destinação correta com impacto ambiental dentro dos padrões suportados pela natureza.
Contribuindo para a Coleta Seletiva, você estará ajudando a si próprio, à Prefeitura Municipal, aos funcionários que trabalham na triagem, principalmente, ao meio ambiente. Além de participar ativamente do desenvolvimento econômico de Inhapim pela geração de novos empregos na operacionalização da UTRS.

5 comentários:

  1. PARABENS AOS MENTORES DO PROJETO QUE ESTÁ SENDO IMPLANTADO EM INHAPIM, ISTO SIM É UM VERDADEIRO COMPROMISSO COM NÓS MESMOS E PRINCIPALMENTE COM O MEIO AMBIENTE, É PRECISO QUE CADA UM DE NÓS CIDADÃOS FAÇAMOS NOSSA PARTE PARA QUE SE ALCANCE O OBJETIVO ESPERADO DA CAMPANHA DE COLETA SELETIVA.

    ResponderExcluir
  2. Caro Flávio,

    A sua visão é muito importante, bem como os seus comentários. Será um estímulo para que outros assumam também a responsabilidade que é de todos nós.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. encaminhado para
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=77284513&tid=5311983571367005551&na=2&nst=29
    com a finalidade de divulgação.

    ResponderExcluir
  4. Cesar o que vc me fala sobre a noticia contida nesta pagina
    http://edsonrogerio.com.br/entrefolhas/

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar é uma satisfação me dirigir a você e esclarecer esse grande equívoco.
    Não foi e não será intenção nossa causar tanto transtorno a todos por um cooperação entre municípios próximos.
    Vamos aos fatos.
    Na semana dos fatos o município de Inhapim estava promovendo um evento de ações integradas, entre elas, inaugurações de obras, lançamento de outras a serem iniciadas imediatamente. No evento, estava previsto um curso de capacitação, ministrado pela Fundação Isrrael Pinheiro, para os funcionátios de nossa UTRS (unidade de tratamento de resíduos sólidos) que inaugurava a sua primeira etapa, com triagem e compostagem do lixo. Razão esta que o Prefeito de Inhapim solicitou ao Prefeito de Entre Folhas permissão para jogar o lixo de Inhapim por dois dias apenas e possibilitando que todos os funcionários da UTRS, que trabalham em turno, pudessem partcipar do curso. Acontece que acabamos por utilizar o aterro de Entre Folhas apenas um dia. Não vejo esta situação como um fato ilegal e abusivo. Mesmo porque o lixo que levamos, é domiciliar e sem qualquer contaminante. Acho que houve um exagero nas informações que lhe passaram. Espero ter dessa forma lhe esclarecido a verdade dos fatos.
    Abraços.
    Cesar Torres

    ResponderExcluir

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683