VOCE É NOSSO VISITANTE N°

segunda-feira, 26 de abril de 2010

RECICLAGEM DO LIXO - INHAPIM


FOTOS UTRS INHAPIM


Introdução
O primeiro passo quando pensamos na questão do lixo, o mais difícil de equacionar e o que vai demandar maior pesquisa, é a destinação. Afinal de que adianta separar se não conhecemos o processo como um todo? Para onde vai o nosso lixo depois que o lixeiro passa? Há alternativas? O que fazer com o lixo separado? As alternativas de destinação atuais são ambientalmente satisfatórias? Como poderia melhorar? O que eu posso fazer?

Todas essas são perguntas altamente pertinentes que devem preceder qualquer iniciativa relativa a lixo. Afinal, se queremos participar devemos conhecer a fundo o processo de nossa cidade. Essas perguntas nos instrumentalizam para a mudança com os pés no chão.

A questão do lixo é de vital importância para a sobrevivência do planeta e a qualidade de vida da população. Porém, vivemos numa sociedade onde a concentração econômica e as desigualdades sociais vêm crescendo a cada dia, agredindo direta e indiretamente o meio ambiente, notadamente nas cidades as quais, apesar de ocuparem 2% das terras do planeta, consomem 75% dos seus recursos naturais.

As pessoas estão consumindo uma infinidade de produtos difíceis ou impossíveis de serem degradados. Com isso, a produção do lixo aumenta, contaminando e destruindo o solo, o subsolo, a água o ar. A grande maioria das pessoas não se preocupa para onde ele vai ou o que vão fazer com ele, o que fatalmente provoca um acúmulo de lixo no meio ambiente, alterando a qualidade de vida de todos os seres vivos.

O impacto causado na natureza, devido à produção e destinação desordenada de lixo, tem levado a sociedade a buscar alternativas para minimizar a degradação do nosso ambiente e promover o bem estar da população. É preciso informar, sensibilizar e mobilizar o ser humano para a importância da mudança de atitude e de comportamento. Uma solução para diminuir o impacto na natureza é a reciclagem e a reutilização do lixo.

Coleta seletiva

A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo.

Durante a implantação da coleta seletiva, é importante iniciar apenas com o lixo seco e molhado, como forma de facilitar a adesão, a exemplo da cidade de Inhapim - MG. A coleta seletiva dos demais produtos vão sendo implantados na medida que a estrutura administrativa também evolui .

Reciclar

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
Importância e vantagens da reciclagem

A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.

Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.

Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios das grandes cidades a reciclagem do lixo.

O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.

O QUE SE GANHA COM ISSO?

- Diminuição do lixo no aterro;
- Diminuição da extração de recursos naturais;
- Melhoria da limpeza e higiene da cidade;
- Economia de energia;
- Redução da poluição;
- Geração de empregos;

UTRS-INHAPIM

O Município de Inhapim, em apenas 90 dias empregou 20 funcionários, e já produziu mais de 10 toneladas de adubo orgânico para ser utilizado na produção de mudas nativas, objetivando a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento.
Quanto ao lixo reciclável, o município deixou de enterrar mais de 50 toneladas, material esse, que voltará para sociedade em forma de novos produtos.

ALGUNS EXEMPLOS DO QUE SE POUPA COM A RECICLAGEM:

1000 Kg de papel reciclado = 20 árvores poupadas
1000 Kg de vidro reciclado = 1300 Kg de areia extraída poupada
1000 Kg de plástico reciclado = milhares de litros de petróleo poupados
1000 Kg de alumínio reciclado = 5000 Kg de minérios extraídos poupados

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO:

Papel: 2 a 4 semanas
Tecido de algodão: 1 a 5 meses
Goma de mascar: 5 anos
Estaca de madeira pintada: 13 anos
Lata de conserva: 100 anos
Lata de alumínio 500 anos
Plástico: 450 anos
Vidro e pneus: tempo indeterminado

Você que ainda não pratica a coleta seletiva, estas informações serão suficientes para uma reflexão, da importância que cada um tem no sucesso do processo.

Participe!
Inhapim precisa de você!
As futuras gerações dependem de você!
O planeta não sobreviverá sem você tomar uma atitude!
Cat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683