VOCE É NOSSO VISITANTE N°

sábado, 4 de setembro de 2010

A Cidade Lixo

A cidade de lixo de Manshyiat Naser

O Manshyiat favela Naser, nos arredores de Cairo, é muitas vezes referida como "A Cidade do Lixo", devido à grande quantidade de lixo.

Tão inacreditável como as fotos abaixo podem parecer, Manshyiat Naser é um lugar real, onde as pessoas fazem sua vida fora do lixo.

Como em qualquer outra comunidade normal, você vai encontrar ruas, casas e apartamentos em todo o assentamento, mas tudo e todos aqui depende de lixo. Os habitantes de Manshyiat Naser (chamado Zabbaleen) trazer o lixo para a cidade, de caminhão, carro, ou quaisquer outros meios necessários, e qualquer tipo de lixo reciclável ou útil.

Cada rua e cada edifício em Manshyiat Naser é guardada com montanhas de lixo, e você vai ver homens, mulheres e crianças escavando exaustivamente através deles, procurando algo que pode vender. Embora possa parecer um sistema antiquado de tratamento de lixo, o Zabbaleen fazer um trabalho muito melhor do que qualquer um dos sistemas de tratamento de resíduos do mundo moderno.

Cerca de 80% do lixo é reciclado e revendido, enquanto o restante é de comer aos porcos que vagam pelas ruas da cidade, ou queimado para a combustível. O Zabbaleen mal conseguem sobreviver com o que eles fazem fora de triagem de lixo, mas muitos deles têm feito isso durante gerações e que não concebem viver as suas vidas de outra forma.

Eles dispõem de cerca de um terço do lixo do Cairo, sem nenhum custo para as autoridades, e conseguem fazer uma vida decente para eles e suas famílias. O Modelo de Manshyiat Naser foi copiado em diversas cidades ao redor do mundo, incluindo Manila, Bombaim e Los Angeles. Muitos fotógrafos foram fascinados pela maneira Zabbaleen da vida e do olhar distinto da Cidade do Lixo.

Manshyiat Naser é uma espécie de favela, ou gueto, da cidade de Cairo, capital do Egito. Mas ela é mais conhecida como “A cidade de lixo” por causa da enorme quantidade de detritos que ficam espalhados pelas ruas.
As fotos podem parecer montagem, mas Manshyiat realmente existe e pessoas realmente vivem lá. A “cidade” tem ruas, casas, apartamentos e funciona como uma comunidade qualquer. O que muda é o trabalho dos habitantes da região: eles não só moram no meio do lixo, mas tiram seu sustento dele.

E, acredite se quiser, são os próprios moradores, conhecidos como Zabbaleen, que trazem o lixo para a região (usando carros, caminhões, ou qualquer outro meio de transporte) e separam o reciclável do resto.
Cada rua e cada edifício de Manshyiat são completamente tomados pelo lixo e você pode encontrar homens, mulheres e crianças fuçando na sujeira, sempre procurando por algo para vender.
Apesar de parecer um sistema absurdo, graças aos Zabbaleen, 80% de todo esse lixo é reciclado – o resto serve de alimentos para porcos ou é queimado, sendo usado como combustível. E o lixo representa um terço de todos os detritos produzidos no Cairo.


O modo de vida dessas pessoas se tornou também um modo de deixar as cidades mais limpas e o modelo foi copiado por outras cidades no mundo: Bombaim, Manila e até mesmo Los Angeles.


[OddityCentral]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683