VOCE É NOSSO VISITANTE N°

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

As 10 cidades mais poluídas do mundo.

Você acha que sua cidade é sujinha? Então deve conferir a lista com as 10 cidades mais poluídas do mundo! Atualmente nenhuma cidade é limpa e completamente ecológica, mas sempre há como ficar pior.


Lá a mortalidade infantil é muito alta – e a principal causa disso é a poluição. Em algumas áreas da cidade as pessoas convivem com o lixo e cerca de 3 mil toneladas de poluentes são despejadas no ar todos os dias.

2. Mumbai, Índia


Mumbai é conhecida pelo filme “Quem quer ser um milionário” e é uma das mais populosas do mundo. Não há a mínima conscientização por parte do governo em relação ao meio ambiente e estima-se que cerca de 1 bilhão de dólares precisaria ser gasto para recuperar minimamente a cidade.

3. Maputo, Moçambique


As 60 mil famílias residentes na capital do Moçambique despejam seu esgoto diretamente no Oceano Índico.

4. Moscou, Rússia


Pode até ser chocante para alguns ver Moscou nessa lista, mas a capital da Rússia é conhecida por muitos como a cidade com o maior índice de poluição atmosférica do mundo. Por causa disso, muitos de seus habitantes têm problemas pulmonares.

5. Cidade do México, México


Nos anos 40 a Cidade do México era uma cidade muito limpa – era possível ver 100 km a sua frente. Agora, por causa da poluição atmosférica, a visibilidade foi reduzida a 1,5 km. Há muito nitrogênio no ar, o que também dificulta uma respiração eficaz.

6. Lagos, Nigéria


Lagos é a casa de 8 milhões de pessoas e a sede de muitas indústrias. Desde o ar até as ruas – a cidade é completamente poluída.

7. Karachi, Paquistão


A poluição causada pelo aumento da concentração industrial na cidade, seja atmosférica, aquática ou sonora, faz com que 35% da população esteja com a saúde comprometida diretamente por esses problemas.

8. Dhaka, Bangladesh


Dhaka é uma cidade muito populosa que enfrenta sérios problemas de poluição aquática. A coleta e destinação dos resíduos sólidos urbanos (basicamente, o lixo) também são praticamente inexistentes. A água é grossa e contaminada por pesticidas e agrotóxicos.

9. Bandar Seri Begawan, Brunei Darussalam


Brunei Darussalan é um pequeno e próspero país da Ásia. O problema é que o ar de lá está comprometido, por causa da grande concentração de veículos.

10. Bagdá, Iraque


Por causa dos conflitos que o país enfrenta, a questão do meio-ambiente foi deixada de lado. A queima de combustíveis fósseis e a falta de coleta de lixo fazem com que Bagdá seja uma das cidades mais poluídas do mundo. [Most Interesting Facts]

Um comentário:

  1. Entre as cidades aqui enumeradas vou me ater a 2 delas que conheço. Dakha em Bangladesh é a cidade que mais me assustou em toda minha vida até hoje por conta do apinhamento humano urbano. Uma cidade como que abafada em si mesma, todo mundo morando engaiolado. Parece não ter conserto. Não há como urbanizá-la. Lagos na Nigéria é uma cidade que poderia ser glamourosa se sua história fosse outra. Ela não é tão confinada como aquela do delta do Ganges. Mas Lagos tem algo que até é mais chocante que o amontoado de Dakha. Lagos tem todo o esgoto sanitário da cidade canalizado a céu aberto nos bordos das ruas. Digo canalizado por que ele é jogado em canaletões de concreto margeando as ruas. Onde não tem asfalto rasgaram valetões. E aí a coisa é monstruosa, águas esverdeadas de esgoto em mal cheiro e sinistramente para piorar boiando um lixo infernal. É o fim do mundo. Em alguns lugares as canaletas de concreto são cobertas de grelhas metálicas ou módulos de concreto. Menos mal, mas a coisa é toda estourada, placas de concreto quebradas e grelhas rompidas. Mesmo em bairros mais moralizados com casas melhores e alguma urbanização arrumadinha, este lance do esgoto a céu aberto é uma tragédia, é uma guerra entre eles mesmos. É emblemática a imagem primeira desta página, o afogamento no próprio esgoto. Isto não me revolta, mas me choca. Não me revolta porque a história humana terá um desfecho magnífico e justo. Se assim não o fosse, isto seria uma lástima de criaturas habitantes de um planeta. O mundo é desigual, os humanos não, são diferentes. Isto é chiquérrimo. Se rompermos o limite da nossa humildade, quebramos a cara. Um habitante de Toronto morreu aos 90 anos e teve uma vida extremamente confortável. Um outro de Lagos morreu aos 40 anos atacado por bactérias e vermes e sempre esteve doente. E como fica isto?. Fica por isto mesmo?. Enquanto vivemos aqui viajamos a uma velocidade combinada de aproximadamente 600 km/s. Eu mudei o assunto por não ter a resposta? Absolutamente que não...:)A grandiosidade da fantástica montagem de engenharia cósmica que nos conduz é um micro delta x que já nos revela aquele desfecho magnífico e justo. Naquele tremendo e glorioso dia, não perguntaremos mais nada. Passarão o céu e a terra, minhas palavras não! Acho que eu nunca falei tanto quanto aqui agora nestes escritos. Vou voltar para o meu silêncio e minhas orações...:)

    ResponderExcluir

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683