VOCE É NOSSO VISITANTE N°

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Novo Código Florestal – Resultado de um poder corrompido

Publicado no Diário das Gerais de Caratinga - 19/02/2013

César Torres
 
            Uma Lei que deveria ter sua aprovação com uma redação que atendesse aos interesses maiores da preservação e recuperação ambiental. Sua aprovação foi acertada em acordos que buscavam atender os interesses da maioria dos Ruralistas capitalista.

            Depois deste desastroso acordo, onde a participação do governo foi o divisor das águas. Vencendo nesta batalha os poluidores. Para tentar impedir essa agressão ao meio ambiente foi necessária a intervenção da Procuradoria-Geral da República através da procuradora-geral em exercício, Sandra Cureau que elaborou as ações, considerando que “há clara inconstitucionalidade” nos dispositivos questionados.

            Foram encaminhados ao Supremo Tribunal Federal os questionamentos como a nova definição de áreas de preservação permanente (APPs), a redução da reserva legal e a chamada anistia para desmatadores aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pela presidenta Dilma Rousseff.

            As ações questionam a constitucionalidade de mais de 40 dispositivos, entre artigos, parágrafos e incisos da nova lei. Sandra Cureau questiona também a mudança da Lei de Crimes Ambientais, que possibilitou a anistia daqueles que praticaram desmatamentos até 22 de julho de 2008. “Se a própria Constituição institui de forma explícita a responsabilização penal e administrativa, além da obrigação de reparar danos, não se pode admitir que o legislador infraconstitucional exclua tal princípio, sob pena de grave ofensa à Lei Maior”, conclui. Nas ações, Sandra Cureau pede que o STF suspenda imediatamente os efeitos dos dispositivos questionados até o julgamento final das ações.

            O que aconteceu com o Código Florestal é o resultado de um Congresso Nacional completamente voltado para os interesses de grupos, demonstrando a incompetência para representar os interesses nacionais. Como disse Dr. Mauro Bomfim, em matéria de sua autoria na coluna Opinião no dia 06/02, que o Congresso Nacional Brasileiro se transformou em um poleiro de pato. Menção honrosa ao novo Presidente do Senado Renan Calheiros e Presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves, ambos envolvidos em atos criminosos na vida pública e recebem apoio de seus pares para presidirem o segundo maior poder do país.

            Sentimos impotentes de ver crescer assustadoramente os caras de pau na política brasileira, transformando a nobre missão de legislar em uma deprimente e corrompida carreira profissional, para conquista do poder pelo poder.

            E como acreditar em um Brasil comprometido com a proteção ambiental e  justiça social, sendo dirigido por muitos criminosos do colarinho branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683