VOCE É NOSSO VISITANTE N°

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Os dois vegetais que usam mais água do que todas as outras plantações do mundo


A falta de água é um problema que já vem nos assombrando há muito tempo e uma das coisas que mais consumem água é a agricultura. Mas quais culturas são as responsáveis pelo maior dano às nossas reservas de água? Os culpados estão dentro do seu armário.

Um novo relatório da Oxfam, uma confederação internacional de organizações beneficentes focada em aliviar a pobreza global, identifica as culturas que estão usando a maior parte dos recursos mundiais. Sozinhos, o trigo e o arroz consomem quase 70% da água utilizada em culturas em todo o mundo.
E o problema não é só água. Os pesquisadores também descobriram que apenas cinco culturas – arroz, soja, milho, trigo e óleo de palma – emitem tantos gases de efeito estufa quanto qualquer país do mundo – com exceção da China e dos Estados Unidos.
Claro, parte da razão que tão poucas culturas estão utilizam a maioria dos recursos é que nós plantamos mais delas do que quase qualquer outra. Milho, trigo e arroz não são apenas as culturas que usam a maior parte dos recursos do mundo, elas são também as culturas que alimentam a maior parte do mundo.
A resposta, então, não está em simplesmente parar de produzi-los, o que só aumentaria a fome global. O que precisamos fazer é mudar a forma cultivo, aumentando a disponibilidade de culturas resistentes à seca e criando fazendas que utilizem recursos naturais de forma mais eficiente.

Na América Latina, as culturas que mais consumem água e emitem gases de efeito estufa são cacau, coco e café. Você pode ver mais dados no gráfico interativo da Oxfam, clicando aqui. [Gizmodo]

2 comentários:

  1. Para a maioria das pessoas,inclusive eu,essa quantidade de água utilizada nestes grãos é novidade... Qual seria a,solução, em se tratando de alimentos vitais para a humanidade?? Um tanto difícil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro internauta, a situação da produção alimentar é grave, considerando o crescimento demográfico no mundo associada a escassez de água em algumas regiões, agravadas pelo desequilíbrio ambiental. Essa matéria também me surpreendeu quando li, ficamos com muitas interrogações, o que fazer? Será que existe algum caminho... Ficamos a espera de um milagre, para não comprometer seriamente as futuras gerações.

      Excluir

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683