VOCE É NOSSO VISITANTE N°

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Investimentos mundiais em energia limpa precisam duplicar em 8 anos, diz AIE

Em dez anos, a energia solar e eólica cresceram 42% e 27%, respectivamente.
Foto: KLP/SXC
 
As autoridades mundiais precisam intensificar ainda mais os esforços em prol das energias renováveis. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), é necessário duplicar os investimentos no setor. A informação consta no livro Perspectivas Tecnológicas de Energia 2012: Caminhos para um Sistema de Energia Limpa, lançado no último mês.

A meta em relação à energia limpa precisa ser alcançada até 2020, para que seja possível limitar a elevação das temperaturas globais em apenas dois graus Celsius. Para isso, a AIE diz que é necessário reduzir a dependência mundial por combustíveis fósseis.

A publicação traz recomendações diretas aos ministros, que devem reduzir progressivamente os subsídios às matrizes não renováveis. Em contrapartida, é necessário priorizar novas tecnologias e aumentar a eficiência energética em todos os setores.

O livro apresenta situações bem sucedidas, como o aumento significativo na produção de energia solar e eólica, que em dez anos cresceram 42% e 27%, respectivamente. As hidrelétricas brasileiras também foram destacadas, como modelo sustentável de produção, que deve ser replicado em outros países.

Nesta semana a diretora da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Ana Lúcia Doladela, falou sobre a preocupação nacional para manter o equilíbrio da matriz energética, valorizando as fontes renováveis.

Segundo ela, este é o segundo tema que mais preocupa o governo em termos de emissões de gases de efeito estufa. Portanto, o país precisa crescer no setor, aproveitando as condições naturais propícias à produção eólica e solar, e aplicando novas tecnologias para gerar energia através dos oceanos.Com informações do Terra e DCI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683