VOCE É NOSSO VISITANTE N°

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Fauna Fauna Fauna

 
A fauna representa todo o conjunto de espécies animais, que tem funções reguladoras extremamente importantes nos ecossistemas, especialmente na cadeia alimentar.
 
Cada animal é parte de um complexo sistema de funções dentro da cadeia biológica. O pássaro denominado tié-sangue (Ramphocelus bresilius) carrega sementes de árvores frutíferas, do qual é grande dispersor, e sua retirada da natureza causa um enorme impacto ambiental, comprometendo significativamente toda a cadeia alimentar que depende das árvores frutíferas que ele espalha.
 
As grandes divisões dos ambientes ocupados pelos animais são as águas salgadas, as águas doces e a terra. Os animais marinhos ecologicamente são separados por tipos. Denomina-se Plâncton os organismos que flutuam e são movidos passivamente pelos ventos, ondas e/ou correntes e apresentam tamanho pequeno ou microscópico, incluindo protozoários e crustáceos.
 
Organismos do Nécton são animais que nadam livremente, incluindo lulas, peixes, serpentes marinhas, tartarugas, aves marinhas, focas, peixes e baleias. Os animais do conjunto Plâncton e Nécton são chamados de Pelágicos. Os animais marinhos que rastejam e se prendem ou cavam no substrato do fundo são denominados bentônicos.
 
Os animais de águas doces (rios) compreendem animais vertebrados como peixes e mamíferos, protozoários, esponjas, moluscos bivalvos, vermes, crustáceos, larvas e insetos.
 
Alguns macroinvertebrados bentônicos tem sido amplamente utilizados como bioindicadores de qualidade de água e saúde de ecossistemas por apresentarem características adequadas. Estes animais tem ciclos de vida longos, fácil amostragem a custos relativamente baixos, elevada diversidade toxonômica e de identificação relativamente fácil ao nível de família ou gênero e são muito sensíveis a diferentes concentrações de poluentes nos meios, fornecendo ampla faixa de respostas frente a diferentes níveis de contaminação ambiental.
 
Os animais terrestres são os mamíferos, aves (todos os que voam ou vivem no ar e voltam ao chão, a árvores ou rochedos) répteis, insetos, anfíbios, crustáceos, moluscos, vermes e protozoários. São todos móveis, com exceção de alguns parasitas. Vivem na superfície da terra, nas plantas ou em pequenas profundidades nos solos.
 
A identificação das espécies animais que ocorrem em um determinado ecossistema é essencial para os diagnósticos ambientais e demais estudos de manejo, preservação e conservação.
O diagnóstico deve permitir a obtenção de informações não apenas sobre diversidade de espécies, mas também sobre densidade populacional das mesmas, permitindo assim investigar a capacidade de suporte do habitat.
 
Nos ecossistemas terrestres por exemplo, os mamíferos (mastofauna) representam o grupo que é mais vulnerável à perturbação ambiental. Podem ser bons indicadores do grau de conservação de determinadas áreas. Para muitas espécies animais, a ocupação de novas áreas é muito difícil, não apenas pelas barreiras físicas, mas devido a características comportamentais, como habitat restrito ou grande territorialidade.
 
Os impactos sobre as florestas e a vegetação em geral, produzem efeitos diretos na fauna pela redução, aumento ou alteração de duas variáveis básicas na sobrevivência das espécies animais: alimentação e abrigo.
 
A natureza é um sistema complexo, onde qualquer ação por menor que seja, tem um efeito impressionante em todas as alterações nas inter-relações que pode causar. Sempre é preciso não ser simplista e lembrar disto.
 
Dr. Roberto Naime, colunista do Ecodebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.
EcoDebate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683