VOCE É NOSSO VISITANTE N°

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Dia da Árvore


DIA DA ÁRVORE
César Augusto Torres
Educador Ambiental

O dia da árvore é comemorado em todo o mundo e em datas diferentes. Aqui no Brasil o dia 21 de setembro foi escolhido pelos índios que cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que eles preparavam o solo para cultivo.
O desenvolvimento social no Brasil caracterizou-se pela ausência de planejamento e a exploração dos finitos recursos naturais. As nossa reservas florestais foram os recursos mais explorados. A necessidade de crescimento da produção alimento foi responsável pela fragmentação de nossa florestas, cedendo espaço para as culturas agrícolas, as pastagens e os centros urbanos
Diante do estado atual de degradação e ainda da insensatez de muitos que continuam a desmatar nossas florestas, pergunto. Será que temos mesmo o que comemorar no dia da árvore?
Temos sim! Ainda temos tempo de reverter esse processo de destruição do pouco que existe, e conscientemente, patrioticamente, reconhecer a nossa fraqueza e a nossa dependência dos recursos naturais.
Quando falamos em conscientização é importante lembrar que não basta saber é importante agir. Temos certeza que é de conhecimento por toda nossa população, todos os benefícios que uma árvore nos oferece. Mas vejam como é preocupante a falta de comprometimento das pessoas com nossas árvores.
Como responsável pela Secretaria da Fazenda e pelo atendimento ao público. Diariamente chegam em minhas mãos inúmeros requerimentos dos mais variados assuntos, entre eles, a poda e corte de arvores. Acreditem! Em nove meses que estamos na administração, não existiu um requerimento sequer, solicitando a substituição ou plantio de uma árvore em nossa cidade.
É fato que a arborização em Inhapim precisa ser recomposta com espécie adequada para não prejudicar os passeios, e até mesmo as residências. Já se encontra em fase inicial um estudo para arborização da cidade com a substituição das árvores antigas e prejudiciais. O que não justifica é o desinteresse de nossa população. Para que possamos obter os resultados desejados é necessária a participação efetiva de todos. Vamos acordar! A cidade é nossa! Já está comprovado que as árvores além de todos os benefícios, ela pode reduzir a temperatura urbana em até 20%.
Vamos inverter esse processo, comecem a requerer na Prefeitura o plantio de uma árvore em frente a sua casa. É importante cada um assumir e cuidar das árvores que estão perto da sua casa, na praça mais próxima, na escola, no sítio, na praia, na casa da vovó... Se você não souber muito bem como cuidar delas é só procurar alguém que saiba.
As crianças quando puderem peçam para a mamãe ou pro papai ensinarem você a plantar uma árvore bem bonita e saia falando pra todo mundo que você plantou a árvore mais linda do mundo e que ela vai ajudar a salvar o planeta.
Vamos comemorar o DIA DA ÁRVORE com o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683