VOCE É NOSSO VISITANTE N°

domingo, 18 de outubro de 2009

O Lixo Nosso de Cada Dia


Lixão Antes da Ação Municipal
Matéria Publicada nos Jornais -

O Noticiário de Inhapim e
Diário de Caratinga


O LIXO NOSSO DE CADA DIA
César Augusto Torres

Definição de lixo.
A palavra LIXO tem origem do latim lix, que significa cinza. Antigamente na Europa a maioria dos resíduos domésticos vinham do fogão de lenha e da lareira,eram restos de lenha, carvão e cinzas. Já os restos dos alimentos eram usados como ração anima, como esterco para horta e pomar. As cinzas que deram a todos os resíduos domésticos eram aproveitadas para fazer sabão.
Associação Brasileira de Normas Técnicas ­ ABNT ­ define o lixo como os "restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis, podendo-se apresentar no estado sólido, semi-sólido ou líquido , desde que não seja passível de tratamento convencional."
De acordo com o Dicionário de Aurélio Buarque de Holanda, "lixo é tudo aquilo que não se quer mais e se joga fora; coisas inúteis, velhas e sem valor."
Conscientização, a magia para construção de uma nova geração Ambientalmente Correta.
A fragilização dos sistemas ecológicos mundiais, sua destruição sistemática, o uso indevido e abusivo dos Recursos Naturais, nosso consumismo sem limite na busca constante de suprirmos nossos desejos econômico, obriga um posicionamento mais responsável dos cidadãos face a uma gestão correta dos bens ambientais, levando em consideração que são recursos esgotáveis do planeta.
Diante desse panorama, nota-se que o poder se encontra concentrado no mercado, e que o protagonista do mercado é o consumidor e essa postura consumista tem como conseqüência o aumento do lixo, e um elevado índice de poluição ambiental. É lembrar que a média nacional é a produção de 0.6 Kg de lixo por habitante e mais 0,3 kg de lixo na limpeza urbana, o que quer dizer que Inhapim hoje já produz mais de dez toneladas de lixo dia. O lixo é hoje a maior problemática ambiental da humanidade.
Diante de nossa realidade, Inhapim possui um grande desafio, que é a implantação de um sistema eficiente de coleta seletiva. Sabemos que para a implantação da coleta seletiva dentro de um modelo ecoeficiente é necessário uma estrutura de destinação correta, que seria uma Usina de reciclagem e Compostagem do lixo, e um aterro controlado para o descarte dos não recicláveis.
A atual administração viveu momentos dramáticos em relação a questão do lixo em Inhapim no início da gestão. O lixão onde recebe o lixo de Inhapim, também recebe o lixo da cidade de Ubaporanga. A situação era tão grave que existia uma montanha de lixo cheia de insetos, moscas, urubus e toda sorte de infestação e danos ambientais com: chorume que escorria morro abaixo sem nenhum cuidado. E o município penalizado pelo Ministério Público e Meio Ambiente, condenado a multas elevadas.
O Ministério Público entendendo que a atual administração não poderia ser responsabilizada pela situação, suspendeu as multas mediante a um TAC que foi cumprido integralmente pela atual administração.
Hoje estamos aguardando novas ações da municipalidade que já conseguiu recursos para implantação de uma Usina de reciclagem e compostagem do lixo alem de um aterro controlado.
Com a implantação da nova estrutura, também está nos planos do atual prefeito Grimaldo Bicalho, a implantação da coleta seletiva em todo município, a exemplo do que já é feito hoje com resíduos hospitalares.
Enquanto a Usina não vem e a coleta seletiva não acontece. Que tal lembrarmos que o lixo, também é uma responsabilidade nossa!
Dentro das limitações atuais do município em coletar e destinar o lixo dentro do conceito da sustentabilidade, esperamos a CONSCIENTIZAÇÃO dos Inhapinhenses em colaborar com a limpeza urbana e a coleta. É simples, basta que seja respeitado o horário de coleta e se evite colocar o lixo à noite para que animais não rasque os sacos e espalhe o lixo pelas ruas, dificultando assim a coleta.
É bom lembrar que o lixo é responsável por uma série de doenças, e que a cidade em que vivemos é a extensão de nossa casa. Ruas sujas também contaminarão nossa casa, ou melhor, nossa vida.
Vamos lembrar que essas ações fazem parte de um novo conceito ambiental, “O desenvolvimento sustentável”. Em poucas palavras, significa melhorar a qualidade de vida dos que vivem hoje, sem prejudicar as próximas gerações que nos sucederão. Se transforme também em um ambientalista, e ajude nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683