VOCE É NOSSO VISITANTE N°

sábado, 22 de abril de 2017

Perda de predadores está mudando intensamente os ecossistemas



Você pode até comemorar a perda de grandes predadores, como leões, lobos e tubarões, mas o meio ambiente não fica nada feliz. Na verdade, segundo cientistas, essa perda está causando mudanças imprevisíveis nas cadeias alimentares em todo o mundo.
Os predadores desempenham um papel crucial nos ecossistemas, e seu desaparecimento, muitas vezes devido à caça por seres humanos e perda de habitat, podem levar a mudanças na vegetação, doenças infecciosas, espécies invasoras, qualidade da água e ciclagem de nutrientes.
Segundo os pesquisadores, a perda desses predadores é, sem dúvida, a influência mais abrangente sobre o mundo natural.
A conclusão é que a perda desses consumidores do topo da cadeia alimentar provoca uma cascata de efeitos para baixo dessa cadeia.
Os cientistas citam vários exemplos, tais como a dizimação de lobos – agora reintroduzidos em parques nacionais – que levou a maior destruição da vegetação por alces.
A perda de leões e leopardos em partes da África também levou a mudanças nas populações de babuíno verde-oliva, que aumentou seu contato com seres humanos que, por sua vez, tem causado maiores taxas de parasitas intestinais tanto em pessoas quanto em babuínos.
Os predadores têm uma influência estruturante enorme, talvez por causa do seu lugar privilegiado na cadeia alimentar (derrube o primeiro dominó, e você já sabe o resto). Segundo os pesquisadores, quando removemos esses predadores, alteramos a biologia de formas geralmente profundas e complexas – e em muitos casos não previsíveis.[LiveScience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683