VOCE É NOSSO VISITANTE N°

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Estudo mostra que expansão da cultura de milho para etanol aumenta a contaminação dos recursos hídricos


Impactos da produção de etanol de milho

[EcoDebate] A expansão da área de cultivo de milho para produção de etanol, nos EUA, aumentou a carga de fertilizantes e agrotóxicos nos mananciais mais próximos e isto deve aumentar ainda mais, com mais hectares de plantação de milho, de acordo com os resultados de um estudo da Universidade Purdue.

O estudo [Water Quality Impacts of Corn Production to Meet Biofuel Demands] avaliou a qualidade das fontes de água do estado de Indiana descobriu que a prática contínua de rotações de milho tinham níveis mais elevados de nitrogênio, fungicidas e fósforo do que as fontes próximas de culturas de milho em rotação com soja. Os resultados do estudo, realizado por Indrajeet Chaubey, professor de engenharia agrícola e biológica e Engel Bernard, professor e chefe de engenharia agrícola e biológica da Universidade Purdue, foram publicados na versão online do Journal of Environmental Engineering.

Nitrogênio e fungicidas, são intensamente utilizados nas culturas de soja e milho, aumentando os valores encontrados no solo de campos de cultura intensiva de milho. Além disto, a cultura intensiva, sem rotação, aumenta a erosão do solo e a perda de sedimentos, o que também aumenta a contaminação da água.

O Departamento de Agricultura dos EUA relata que a área cultivada de milho, em razão do aumento de demanda de etanol, em 2007, cresceu para 93 milhões de hectares, um aumento de 12,1 milhões de hectares em relação ao ano anterior.

ABSTRACT

Water Quality Impacts of Corn Production to Meet Biofuel Demands
Mark A. Thomas, Bernard A. Engel and Indrajeet Chaubey

The overall goal of this project was to quantify the long-term water quality impacts of land management changes associated with increased demands for corn as a transportation biofuel feedstock in the United States. A modeling approach that considers a nonpoint source model, GLEAMS-NAPRA, was used to simulate annual losses in runoff, percolation, erosion, nitrate-nitrogen, total phosphorus, atrazine (1-chloro-3-ethylamino-5-isopropylamino-2,4,6-triazine) and pyraclostrobin (Methyl {2-[1-(4-chlorophenyl)-1H-pyrazol - 3 - yloxymethyl] phenyl} methoxycarbamate) to the edge-of-field and bottom-of-root-zone associated with multiple cropping scenarios. Model results for representative soils, throughout Indiana, were analyzed to determine 10% (worst-case) and 50% (average-case) probability of exceedence in the aforementioned water quality indicators. Modeling results indicated significant differences (p<0.05)>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683