VOCE É NOSSO VISITANTE N°

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Soja contém compostos que podem estimular o desenvolvimento de alimentos funcionais


A soja contém altos níveis de diversos compostos benéficos à saúde, incluindo tocoferóis, que têm propriedades antioxidantes. Estas moléculas podem ser usadas no desenvolvimento de alimentos funcionais, que têm propriedades benéficas à saúde específicas e podem ser usados no tratamento ou prevenção de doenças.

Tocoferóis existem em quatro formas (α, β, γ, and δ), sendo que γ-Tocoferol é encontrada em maior concentração na soja, com a maior atividade antioxidante.

Outros estudos há haviam sugerido que todos os tocoferóis podem desempenhar um papel significativo na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer.

Pesquisadores da Universidade McGill, do Centre de Recherche sur les Grains, e Agriculture and Agri-Food Canadá, em Quebec estudaram a concentração de tocoferóis e sua estabilidade, com ênfase em γ-Tocoferol, entre os genótipos de maturação precoce cultivadas em vários ambientes, visando determinar a relação entre a concentração de tocoferóis e outras características da semente.

Os resultados do estudo serão publicados na edição de setembro-outubro de revista Agronomy Journal. A pesquisa também foi apresentada em Pequim, na 8a. World Soybean Research Conference, em agosto de 2009.

A pesquisa será continuada para identificar fatores que afetam a concentração de tocoferóis na soja. Os resultados preliminares sugerem que os fatores ambientais específicos e as práticas de gestão, tais como data de semeadura, podem afetar significativamente as concentrações.

Obter uma melhor compreensão dos fatores, que afetam a concentração de tocoferóis na soja, pode ajudar no desenvolvimento de um novo valor agregado para a utilização de soja e, assim, a diversificar os mercados para os produtores de soja.

Tocopherols Concentration and Stability in Early Maturing Soybean Genotypes
Seguin et al. Agron J.2009; 101: 1153-1159

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683