VOCE É NOSSO VISITANTE N°

sábado, 11 de fevereiro de 2012

10 Espetaculares fenômenos naturais

Às vezes, o mundo moderno pode dar uma sensação de conexão com o mundo natural. Como remédio ao estresse do novo milênio, aqui vão dez dos mais espetaculares fenômenos naturais que a Terra pode oferecer. Sugira outros fenômenos naturais para comentarmos em uma matéria futura do Hype!

10 – Migração das borboletetas-monarca
A borboleta-monarca (Danaus plexippus) oferece um dos visuais mais incríveis do reino animal. Individualmente, elas são de cor laranja e preta, mas quando se unem para migrar, elas preenchem o ar com cor. Seu caminho, nessas migrações, cobre uma grande parte da América no Norte.

Elas migram devido à sua fragilidade ao frio, então, conforme o inverno se aproxima, elas vão para o sul. Nessas regiões, elas podem viver em grandes grupos que colorem as árvores.

9 – Gêiser
O gêiser é uma demonstração espetacular do poder da Terra no subsolo. Gêiseres são nascentes de rios que, quando a pressão sobre muito, entram em erupção periodicamente e jogam água para os ares. O fenômeno ocorre no mundo inteiro, mas cerca de metade do número total de gêiseres estão no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. Lá está o maior gêiser do mundo, o Steamboat, que joga seu jato até 90 metros de altura.


Os gêiseres podem, como a maioria dos fenômenos naturais, serem um pouco imprevisíveis, o que pode ser perigoso e já levou a morte algumas pessoas que quiseram chegar perto demais.

8 - Noctiluca Scintillans

Florescimento de algas não soa muito espetacular. Mas no caso da Noctiluca scintillans, o evento é uma das paisagens mais incríveis do mar. Quando ocorre uma explosão na população dessas dinoflageladas, o mar parece estar em chamas azuis. Quando incomodadas, elas liberam um raio de luz azul. Isso pode levar nadadores noturnos a experiências assustadoras. Elas estão pelo mundo inteiro.

7 – Rodopios de fogo
Tornados são eventos assustadores, mas adicione fogo a eles e você vai ficar com mais medo ainda. Os tornados de fogo acontecem quando o calor do fogo move o ar de tal maneira que forma um vórtex. Com isso, um “raio” de fogo giratório sai das flamas.

Esse evento pode se incrivelmente perigoso. Quando Tóquio sofreu o terremoto de 1923, um tornado de fogo enorme foi criado pelo número muito grande de prédios em chamas. Esse evento foi responsável pela morte de 38 mil pessoas.

6 – Pilares de luz
Em climas muito frios, quando cristais de gelo ficam suspensos na atmosfera, pilares de luz podem se formar no céu. Eles podem ser criados por fontes naturais de luz, como o sol, mas também acontecem pelo efeito do homem. Os cristais de gelo refletem a luz para nós e, como não podemos ver os cristais, pensamos que é um pilar de luz. Quando mais altos estiverem os cristais, mais alto será o pilar.

5 – Nuvens lenticulares
As nuvens, que parecem formações de OVNIs, são fenômenos raros e rendem fotos incríveis. Normalmente o ar se move muito mais na horizontal do que na vertical. Mas em alguns casos, como naqueles em que o vento provém de uma montanha ou colina, oscilações verticais relativamente fortes surgem quando o ar se estabiliza. O resultado pode ser uma nuvem lenticular com uma forte aparência de camadas.

4 – Lagos de lava


Lava – rocha derretida – geralmente só fica visível em erupções vulcânicas violentas. Entretanto, existem cinco pontos na Terra onda a lava está na superfície em piscinas relativamente pacíficas. Esses pontos são de grande valor científico, pois oferecem a chance de coletar amostras que não foram contaminadas pela violência das erupções. Eles são um acesso direto ao núcleo derretido da Terra. A noite, os lagos brilham com o calor que radiam.

3 – Tempestades de areia
As tempestades de areia são espetaculares de serem vistas, mas muito devastadoras se você está dentro. Elas fazem os viajantes dos desertos se perderem ou até mesmo serem soterrados pela areia.

As tempestades ocorrem quando um vento muito forte levanta as partículas de areia e as leva embora. A cada ano, quarenta milhões de toneladas de pó são carregados do Saara até a bacia Amazônica. A retirada do solo superior pode destruir a agricultura ou depositar minerais necessários. Mas as tempestades de areia são com certeza uma das imagens mais incríveis do poder da natureza.

2 – Eclipses solares
A Terra é agraciada por ter uma lua que, em momentos de eclipse, cobre perfeitamente o disco solar. Isso acontece porque o diâmetro do sol é aproximadamente 400 vezes maior do que o da lua, mas também está 400 vezes mais longe dela. Durante um eclipse solar total, a corona, uma camada de plasma ao redor do sol, fica visível. Os eclipses têm fascinado a humanidade há muito tempo, e já são previstos e compreendidos há milênios.

1 – Aurora
Há espetáculo natural mais incrível do que a aurora? Uma parede verde – ou de outras cores – subindo silenciosamente no céu, recheada de linhas coloridas… O fenômeno acontece quando partículas ejetadas pelos ventos solares são canalizadas pelo campo eletromagnético para dentro da atmosfera. Conforme elas entram na atmosfera, ionizam átomos que liberam luz. Algumas pessoas afirmam ouvir um barulho de algo quebrando quando a aurora é muito intensa, mas isso nunca foi confirmado. [ListVerse]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683