VOCE É NOSSO VISITANTE N°

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Energia eólica cresceu 21% no mundo em 2011

A China é a primeira nas estatísticas, com capacidade cumulativa de mais de 62 mil MW. (Parque Eólico Dabancheng 1, na China) l Foto: Divulgação/Siemens


O ano de 2011 foi fechado com saldo positivo em relação ao crescimento dos investimentos em energia eólica. Conforme dados do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC), divulgados nesta semana, o aumento chegou a 21%. Assim, a produção global atual é de 238 mil MW.

O resultado comprova que a busca por modelos energéticos mais sustentáveis tem sido uma constante em todo o mundo. “Apesar do estado atual da economia global, a energia eólica continua a ser a tecnologia de geração de energia renovável mais escolhida”, declarou Steve Sawyer, secretário geral da GWEC. Ele ainda completou o pensamento lembrando que, mesmo com as dificuldades financeiras, os novos mercados: América Latina, África e Ásia, têm impulsionado o crescimento do setor.

A comprovação desta valorização dos emergentes pode ser percebida no ranking dos países que lideram o uso de energia eólica. A China é a primeira nas estatísticas, com capacidade cumulativa de mais de 62 mil MW. A Índia também demonstrou crescimento considerável, tendo hoje capacidade para 16 mil MW.

Na América Latina, o país que demonstrou os melhores índices de crescimento foi o Brasil, mas mesmo assim o país ainda está bastante aquém dos resultados obtidos por nações que investiram pesado em produção eólica. O crescimento nacional foi superior a 50%, tendo agora um potencial instalado de mais de 1500 MW.

O diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Pedro Perreli, lembrou que o aumento obtido no país é consequência de políticas públicas e também de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para ele, é importante manter a confiança dos investidores para continuar garantindo o crescimento do setor.
Redação CicloVivo







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683