O concurso vestido "verde" é idealizado por Suzy Amis Cameron, esposa de James Cameron. Foto: Ecouterre
Criar um vestido "verde" com elegância suficiente para ser apresentado na cerimônia do Oscar é o desafio dos participantes do concurso internacional idealizado por Suzy Amis Cameron, esposa do cineasta James Cameron.
O objetivo da disputa é criar um vestido para ser usado no Oscar feito inteiramente de materiais sustentáveis. O vencedor, escolhido entre os participantes internacionais, terá seu design "verde" usado no tapete vermelho na 84º Academy Awards.
O designer vencedor terá a orientação de um estilista experiente na indústria da moda, que garantirá que a criação seja adequada para a ocasião. Também será fornecida informação sobre tecidos sustentáveis para que os participantes apresentem suas escolhas no esboço do projeto.
O vestido pode ter acessórios, como botões, cristais, miçangas, lantejoulas. Mas, os organizadores lembram que o foco é o uso de materiais recicláveis, naturais e orgânicos. Os candidatos devem deixar claro no projeto quais os itens serão utilizados e de que eles são feitos.
O designer só pode definir como orgânico, os tecidos feitos com o menor impacto negativo sobre o meio ambiente, sendo pelo uso mínimo de produtos químicos prejudiciais e de pesticidas, por exemplo. Tecidos de algodão orgânico também estão incluídos na área dos sustentáveis.
A moda eco é uma tendência que tem conquistado as passarelas. Para ser feito de maneira consciente é preciso criar e produzir levando em consideração todos os impactos ambientais e sociais de todo o ciclo. Este concurso, que estimula a criação sustentável, é realizado anualmente, desde 2009. As inscrições para este ano já estão encerradas e a criação vencedora desfilará na cerimônia do dia 26 de fevereiro. Com informações do Huffington Post. Redação CicloVivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelos comentários.
César Torres