VOCE É NOSSO VISITANTE N°

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

40 Dicas para você ajudar a salvar nosso planeta.

Publicação - Diário das gerais dia 6/12/12- PG 9
Na última matéria que publicamos “Salvar o Planeta de nós mesmos” foi uma forma de mostrar que nós somos os responsáveis pela crise Ambiental e também os únicos capazes de criar mecanismos tecnológicos e atitudes conscientes para impedir a continuidade. Vamos hoje lembrar alguns pontos importantes e que todos já conhecem, mas não praticam. Como por exemplo: selecionar o lixo, economizar água e energia elétrica, fazer exercícios físicos, plantar árvores, preservar e cuidar dos animais e muitos outros gestos que podem ajudar a salvar o planeta. Depende de nós tomarmos consciência da importância do meio-ambiente para as vidas presentes e futuras. Quando desejamos um bom dia ou uma boa noite ou fazemos uma boa ação. Quando agradecemos a Deus a refeição que fazemos ou uma atitude amiga de alguém, também o mundo melhora. É bom lembrar que nem tudo está perdido, que ainda resta esperança ou uma luz no fim do túnel. Leia com atenção, e veja como é possível com nossa colaboração ajudar a salvar nosso planeta.
01-  Energia. - Substitua as lâmpadas de sua casa por lâmpadas econômicas e passe a aproveitar mais a energia solar, construindo ou adaptando a casa para receber mais a luz natural. Lâmpadas econômicas gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.
02-  Objetos sem uso. -Guarde somente aquilo que precisa para o seu uso, faça doações de artigos que não utiliza mais. Roupas móveis etc. O que não serve para você, poderá servir para outra pessoa evitando assim aquisição de novos produtos.
03-  Produtos certificados.- Apenas utilize produtos com certificação ambiental, que não prejudicam o Meio Ambiente.
04-  Água. - Use a água com parcimônia, aproveite a água da chuva para regar plantas e/ou lavar o quintal. Reutilize água da máquina de lavar roupas para lavar calçadas.
05-  Aparelhos eletrônicos - Desligue aparelhos eletrônicos, lâmpadas e tudo que consumir eletricidade quando não estiver usando. Os aparelhos devem ser desligados da tomada.
06-  Plante uma Árvore - Uma única árvore é capaz de absorver uma tonelada de gás carbônico. Saiba que são elas as responsáveis por manter ‘seu’ planeta mais saudável, e por consequência, você também.
07-  Sacolas retornáveis - Use sacolas retornáveis de pano ou de papel, evite as sacolas de plástico. Sacolas de plástico não podem ser recicladas junto a outros plásticos por serem fininhas e ainda são responsáveis por grande parte da poluição e causadoras de entupimento dos bueiros causando grandes transtornos no período das chuvas
08-  Lixo. Separe o lixo para reciclagem. Não jogue o lixo na rua. Não jogue lixo pela janela dos veículos. Muita gente ainda tem o mau hábito de sujar nossas cidades e nossos campos. Jogar o lixo no lixo é uma questão de educação e de ajuda ao meio ambiente e aos nossos semelhantes. Lixo entupindo bueiros causam enchentes e poluição, que causam outros inúmeros problemas. Lembre-se a rua é uma extensão de nossas casas.
09-  Trabalho Voluntário. Faça trabalho voluntário. Na escola, em sua rua, em sua cidade. Você pode escolher ajudar na defesa e preservação de rios, plantas, animais, na educação de amigos e vizinhos, etc.
10-  Antes de Comprar, pense várias vezes.Precisa mesmo? Das opções de compra que temos, qual tem menor impacto negativo no meio ambiente? Compre só quando/quanto precisar e escolha bem seus fornecedores.
11-  Tenha poucos filhos Seja consciente e entenda que nosso mundo não aguenta mais o aumento populacional. Temos que reduzir ou então manter a quantidade de pessoas. Um filho e no máximo dois  é o ideal para prover o equilíbrio do planeta e levar a continuidade da espécie sem faltar o essencial.
12-  Compartilhe o carro para o trabalho ou escola. Se seu vizinho vai pra faculdade ou para o trabalho de carro e você também, vá de carona com ele ou dê carona pra. Não há necessidade de cada um ir em seu própio carro já que saiem do mesmo lugar e vão para o mesmo destino.. Use se possível biocombustível. Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa duas vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano. Atitudes que ajudam a você economizar dinheiro e ajuda muito a natureza.
13-  Quando for trocar de carro, escolha um modelo menos poluente.Carros flex e menores com motor 1.0 poluem menos. Em cidades grandes, em que no horário de pico anda-se a 10km/h, não faz muito sentido ter carros grandes e potentes para ficar parado nos congestionamentos.
14-  Mantenha as panelas tampadas. Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.
15-  Não jogue óleo e gordura na pia -  Um litro de óleo de cozinha pode poluir certa de 10.000 litros de água, mas algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água (esta quantidade de água é aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos). A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água (até 45%), além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico. Separe-o em garrafas pet ou em outros recipientes, depois dê ou até venda pra pessoas que fazem sabão desse material, criando assim um ciclo na vida do óleo.
16-  Faça xixi durante o banho - Geralmente as pessoas fazem xixi no vaso e dão descarga e em seguida tomam banho, cada descarga dada desperdiça 23 litros de água. Fazer xixi no banho além de ajudar o meio ambiente é confortável.
17-  Coma menos carne vermelha - A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa, principalmente pela grande produção de metano. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para produzir 1kg de carne vermelha são necessários 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.
18-  Compre alimentos produzidos na sua região -Além de economizar combustível e poluir menos (por causa do transporte), você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.
19-  Não deixe seus aparelhos em standby -Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando o aparelho está em uso.
20-  Abra a porta da geladeira somente o necessário - Quanto mais se abre a geladeira, maior é o seu consumo de energia. Descongele a geladeira quando tiver muito gelo acummulado, o excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.
21-  Evite usar a secadora de roupas - Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.
22-  Desligue o computador - Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes por pura comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos.
23-  Desligue o ar-condicionado uma hora antes do final do expediente - No final do expediente a temperatura começa a ser mais amena e o uso não é tão necessário. Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, o que equivale a quase um mês de economia no final do ano. Limpe ou troque os filtros do seu ar-condicionado Ar condicionado sujo representa 158 quilos de CO2 a mais na atmosfera por ano.
24-  Use a máquina de lavar roupas/louça só quando estiver cheia - Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.
25-  O banho de chuveiro - De preferência, à um banho rápido. Não use  banheira ela consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.
26-  Instale painéis solares para aquecer a água -Você economiza energia e dinheiro
27-  Não troque o seu celular - Celulares utilizam derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Fique com o aparelho enquanto estiver em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício de trocá-la e descartá-la adequadamente.
28-  Use somente pilhas e baterias recarregáveis - É certo que são caras, mas em médio e longo prazo, o custo/benefício é grande, por que duram anos e podem ser recarregadas, em média, 1000 vezes.
29-  Reduza o uso de embalagens de bebidas. - Prefira embalagens de bebidas de vidro retornável. Assim estará economizando recursos naturais e reduzindo o lixo.
 30-  Use o telefone ou a internet - A quantas reuniões de 15 minutos você já compareceu esse ano, para 
        as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e outra para voltar? Usar o telefone ou internet pode
        poupar você de stress, além de economizar dinheiro e poupar a atmosfera.
31-  Economize CDs e DVDs - CDs e DVDs são mídias eficientes e baratas, mas um disco desse leva cerca de 450 anos para se decompor e que, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida. Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos os arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas. Para fazer backup utilize a internet, alguns servidores disponibilizam até 25gb de informação de graça.
32-  No hotel, economize toalhas e lençóis - Você realmente precisa de uma toalha nova todo dia? O hóspede tem a opção de não ter as toalhas trocadas diariamente para economizar água e energia. Trocar uma vez a cada 3 dias já está de bom tamanho. O mesmo vale para os lençóis.
33-  Plante uma árvore - Uma árvore absorve uma tonelada de CO2 durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.
34-  Regue as plantas à noite - Ao regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.
35-  Participe de ações virtuais - A Internet é uma arma poderosa na conscientização e mobilização das pessoas. Um exemplo é o site ClickÁrvore, que planta árvores com a ajuda dos internautas. Blogs e redes sociais, para conscientização ambiental a exemplo do Blog “(EA) Nosso Futuro Comum –  www.cesaratorres.blogspot.com
36-  Vá de escada - Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia elétrica dos elevadores.
37-  Compre papel reciclado - Produzir papel reciclado consome de 70% a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.
38-  Instale uma válvula na sua descarga - Instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário. Dê preferência por vasos acoplados com dois estágios, você estará economizando até 70% de água.
39-  Lave o carro a seco - Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem. Em casa use baldes e não mangueiras a economia de água chega a 90%.
40-  Mantenha seu carro regulado - Calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a cada seis meses, pelo menos. Carros regulados poluem menos. A manutenção de apenas 1% da frota mundial representa meia tonelada de gás carbônico a menos na atmosfera.
Use Filtro solar, faça uma boa ação todos os dias, sorria sempre, lembren-se que Deus existe e agradeça a ele sempre, por tudo. “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” - 1 Tessalonicenses 5:18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683