VOCE É NOSSO VISITANTE N°

sábado, 11 de março de 2017

“Super areia” transforma água poluída em potável



Em muitos países, o acesso à água potável e saneamento ainda é limitado. Agora, uma solução barata e eficaz para esse problema pode ter surgido. A “super areia”, como foi apelidada, é um material que pode ter baixo custo e limpar a água com eficiência.

A tecnologia é feita a partir de grãos de areia revestidos de um material amplamente disponível: o grafite (comumente usado na fabricação de lápis). Na Austrália, muitas empresas de mineração que extraem grafite produzem resíduos que poderiam ser utilizados para esse fim.
O problema da falta de água potável é uma realidade de muitos países, principalmente os que estão em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 60% da população da África subsaariana e 50% da população na Oceania utiliza fontes de água de boa qualidade.
Os grãos de grafite que apareceram como uma boa solução para a purificação da água não tão novidade assim. Desde tempos antigos, o grafite já era utilizado com esse fim.
Com as tecnologias avançadas da atualidade, agora é possível modificar o óxido do grafite para torná-lo mais seletivo e sensível a certos poluentes, como elementos orgânicos ou metais presentes em água contaminada. Uma vantagem da “super areia” é que ela é mais barata do que técnicas de purificação envolvendo carbono ativado, e provavelmente mais rentável. [BBC]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683