Confira as melhores fotografias tiradas no ano de 2011, publicadas pela National Geographic:
Melhor foto geral e de natureza
Fotografia: Shikhei Goh
Setas de chuva parecem atacar uma libélula, na foto vencedora “Splashing”, de Shikhei Goh. A tempestade repentina deixou Goh com uma indecisão: molhar a câmera, ou tirar vantagem da iluminação fantástica.
Como podemos ver, ele resolveu ficar na chuva, o que resultou em “uma macro fotografia de muito impacto, que subiu no topo da categoria natureza devido à originalidade, linda iluminação, rara ação e uma imagem próxima a perfeição técnica”, afirmou Tim Laman, um dos três fotógrafos que foram juízes no concurso da revista National Geographic.
“Você quase consegue sentir a experiência da libélula enfrentando o tempo”, comenta o juiz Amy Toensing. A luta do inseto também convenceu o juiz Peter Essick. Para ele, a fotografia dá à libélula “uma caracterização que nós, humanos, conseguímos nos relacionar. É realmente raro ver uma fotografia que consegue causar na pessoa uma sensação de estar ligado ao mundo animal”, afirma Essick.
Localização da fotografia: Batam, ilhas Riau, Indonésia
Menção honrosa
Fotografia: Kent Shiraishi
“A lagoa azul”. Esse é um local onde muitos turistas se aglomeram na primavera, verão e outono. Entretanto, durante o inverno, com o lago congelado, praticamente ninguém fica por ali. A foto captura o começo da neve no local, quando o lago ainda está azul. Esse azul místico e a neve branca são maravilhosos.
Localização da fotografia: Biei, Hokkaido, Japão
Menção honrosa 2
Fotografia: Angel Fitor
Linda foto de uma água-viva Cotylorhiza tuberculata logo abaixo da superfície, esperando os primeiros raios de luz para ativar sua produção de energia.
Localização da fotografia: Mar Menor, Múrcia, Espanha
Menção honrosa 3
Fotografia: Marius Coetzee
Nas palavras do fotógrafo: “Eu estava liderando um safári fotográfico no Parque Nacional Serengeti, na Tanzânia. Era meio dia e nós passamos por um grupo de zebras que se aproximava de uma poça d’água, para aliviar a sede. De tempos em tempos as zebras entravam na água, espalhando-a para todos os lados”.
Localização da fotografia: Parque Nacional Serengeti, Tanzânia
Menção honrosa 4
Fotografia: Stefano Pesarelli
O fotógrafo afirma que, além da representação formal da realidade, mediada pelos instrumentos técnicos necessários para capturar uma imagem, a fotografia é feita percepções. Apertar o botão é o último ato e, de certo modo, a parte mais fácil do processo. Mesmo na sua imperfeição, a foto traz uma harmonia cromática no fundo, as informações desnecessárias são eliminadas e ainda temos a sorte de ter o rabo do animal levantado, em simetria com os chifres do outro.
Localização da fotografia: Reserva Nacional Masai Mara, Quênia
Melhor foto de natureza escolhida pelos leitores
Fotografia: Dafna Ben Nun
A foto é de belugas (baleias-brancas) se divertindo no Ártico. Realmente encantadora.
Localização da fotografia: Norte da Rússia [NationalGeographic]
Devemos considerar que a Educação Ambiental para uma sustentabilidade efetiva, necessita de um processo contínuo de aprendizagem, baseado no respeito de todas as formas de vida, afirmando valores e muitas ações que contribuam para a formação social do homem e a preservação do meio ambiente. Cat
VOCE É NOSSO VISITANTE N°
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Siga-me
Seguidores
PALESTRAS.
Meio Ambiente:
*Educação Ambiental
Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal
Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelos comentários.
César Torres