VOCE É NOSSO VISITANTE N°

sábado, 21 de janeiro de 2012

2011: as melhores fotos de Natureza da National Geographic.

Confira as melhores fotografias tiradas no ano de 2011, publicadas pela National Geographic:

Melhor foto geral e de natureza
Fotografia: Shikhei Goh

Setas de chuva parecem atacar uma libélula, na foto vencedora “Splashing”, de Shikhei Goh. A tempestade repentina deixou Goh com uma indecisão: molhar a câmera, ou tirar vantagem da iluminação fantástica.

Como podemos ver, ele resolveu ficar na chuva, o que resultou em “uma macro fotografia de muito impacto, que subiu no topo da categoria natureza devido à originalidade, linda iluminação, rara ação e uma imagem próxima a perfeição técnica”, afirmou Tim Laman, um dos três fotógrafos que foram juízes no concurso da revista National Geographic.

“Você quase consegue sentir a experiência da libélula enfrentando o tempo”, comenta o juiz Amy Toensing. A luta do inseto também convenceu o juiz Peter Essick. Para ele, a fotografia dá à libélula “uma caracterização que nós, humanos, conseguímos nos relacionar. É realmente raro ver uma fotografia que consegue causar na pessoa uma sensação de estar ligado ao mundo animal”, afirma Essick.

Localização da fotografia: Batam, ilhas Riau, Indonésia

Menção honrosa
Fotografia: Kent Shiraishi

“A lagoa azul”. Esse é um local onde muitos turistas se aglomeram na primavera, verão e outono. Entretanto, durante o inverno, com o lago congelado, praticamente ninguém fica por ali. A foto captura o começo da neve no local, quando o lago ainda está azul. Esse azul místico e a neve branca são maravilhosos.

Localização da fotografia: Biei, Hokkaido, Japão

Menção honrosa 2
Fotografia: Angel Fitor

Linda foto de uma água-viva Cotylorhiza tuberculata logo abaixo da superfície, esperando os primeiros raios de luz para ativar sua produção de energia.

Localização da fotografia: Mar Menor, Múrcia, Espanha

Menção honrosa 3
Fotografia: Marius Coetzee

Nas palavras do fotógrafo: “Eu estava liderando um safári fotográfico no Parque Nacional Serengeti, na Tanzânia. Era meio dia e nós passamos por um grupo de zebras que se aproximava de uma poça d’água, para aliviar a sede. De tempos em tempos as zebras entravam na água, espalhando-a para todos os lados”.

Localização da fotografia: Parque Nacional Serengeti, Tanzânia

Menção honrosa 4
Fotografia: Stefano Pesarelli

O fotógrafo afirma que, além da representação formal da realidade, mediada pelos instrumentos técnicos necessários para capturar uma imagem, a fotografia é feita percepções. Apertar o botão é o último ato e, de certo modo, a parte mais fácil do processo. Mesmo na sua imperfeição, a foto traz uma harmonia cromática no fundo, as informações desnecessárias são eliminadas e ainda temos a sorte de ter o rabo do animal levantado, em simetria com os chifres do outro.

Localização da fotografia: Reserva Nacional Masai Mara, Quênia

Melhor foto de natureza escolhida pelos leitores
Fotografia: Dafna Ben Nun

A foto é de belugas (baleias-brancas) se divertindo no Ártico. Realmente encantadora.
Localização da fotografia: Norte da Rússia [NationalGeographic]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683