VOCE É NOSSO VISITANTE N°

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Consciência Ambiental para o Brasil

Publicado Diário das Gerais - 23/11/12 PG/9
A Revolução industrial foi responsável por um conjunto de mudanças que aconteceram inicialmente na Europa nos séculos XVIII e XIX, com a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.

Durante o período da chamada Revolução Industrial não havia preocupação com a questão ambiental. Os recursos naturais eram abundantes, e a poluição não era foco da atenção da sociedade industrial e intelectual da época.

A escassez dos recursos naturais, somado ao crescimento desordenado da população no Brasil e no mundo, houve assim a intensificação dos impactos ambientais, criou-se, portanto um conflito entre o crescimento econômico e a sustentabilidade, tornando o tema meio ambiente estratégico e urgente para sobrevivência da vida no planeta. O homem começa a entender a importância da natureza e sua preservação como um fator vital.

A humanidade hoje consome 20% a mais de recursos naturais além do que o planeta é capaz de repor. Situação que está comprometendo grandemente a vida das futuras gerações. O grande desafio da humanidade é promover o desenvolvimento sustentável de forma rápida e eficiente.

O Brasil vem desenvolvendo programas de grande importância no sentido de reduzir a emissão dos principais Gases de Efeito Estufa, como o gás carbônico, metano e óxido nitroso. O Projeto Agricultura de Baixo Carbono (ABC) lançado em 2010, pelo Ministério da Agricultura é um exemplo de iniciativa e técnicas que podem ajudar se difundida de forma global. A técnica se baseia no plantio direto na palha, a recuperação de áreas degrada a integração lavoura-pecuária-florestas, plantio de florestas comerciais, fixação biológica de nitrogênio e tratamento de resíduos animais.

O paradoxo é que, entendemos a urgência que temos em realizar ações que mudem a atual conjuntura, mas apesar de algumas iniciativas que nos mostra a possibilidade de recursos tecnológicos e experimentos positivos, tudo ocorre de forma tão limitada e discreta que se perde na vontade e esbarra em outros interesses considerados mais importantes pelos políticos ou capitalistas.

Sempre que tenho a oportunidade dou como exemplo a história da rã posta na água fervente, que saltará rapidamente para fora, mas se a água for aquecida gradualmente, ela não se dará conta do aumento  gradativo da temperatura, deixando a água ferver até morrer. Estamos vivendo da mesma forma, o aquecimento global para muitos, não passa de especulação ou imagina que a inteligência do homem consegue solução para tudo. Hoje, a maior parte da sociedade vive como meros espectadores dos fatos, esquecem de que somos todos responsáveis pelo futuro que estamos desenhando.

A conscientização ambiental  global, só será possível com o entendimento do real valor do meio ambiente natural em nossas vidas, levando em conta que somos parte integrante do mesmo. O meio ambiente natural não pode ser visto apenas como produto de sustentação da economia e riqueza. Parece utopia, mas um entendimento global da importância do meio ambiente para a permanência da vida na terra eliminará inúmeras ações onerosas de imposição para preservação. A sociedade já terá entendido que preservar o meio ambiente é preservar a própria vida, ao contrário estará contribuindo para os males que enfrentamos em todo planeta, como: a seca, a queda na produtividade, epidemias, fome e eventos naturais de grande porte.

         Não lembro mais quantos artigos já postei em meu blog falando da conscientização ambiental, mesmo assim não me canso, continuarei levando a minha mensagem insistentemente na esperança de motivar outras pessoas a entrarem nesta luta que é de todos. Nossa geração possui todo material disponível para um  entendimento da crise ambiental que vivemos, bem como as informações necessária para contribuir com esse processo de diminuição da degradação dos recursos naturais. Junte-se a nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683