VOCE É NOSSO VISITANTE N°

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Criando Valores para Sustentabilidade

Publicado Diário das Gerais dia - 22/11/2012 PG/7
O tema “Sustentabilidade” está presente nos discursos de todo os seguimentos sociais como: empresários, investidores, educadores, ambientalistas, gestores públicos, cientistas e também de alguns consumidores que buscam contribuir adquirindo produtos que possuem sua produção ecologicamente correto. Muitos se preocupam, mas não possuem nos municípios uma politica clara e estruturada para o envolvimento e o comprometimento da sociedade.
Em 1987 foi elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente o documento Nosso Futuro Comum (Our Common Future) Nesse relatório, definiu-se desenvolvimento sustentável como sendo aquele capaz de satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
A definição do relatório não deixa dúvidas quanto à necessidade de um envolvimento individual dos habitantes de todo planeta. O aspecto e o termo Sustentabilidade tem um envolvimento muito maior do que simplesmente as questões ecológicas, mas também as questões socioambientais, lembrando que uma população abaixo da linha de pobreza jamais compreenderá a sua importância nesse processo, se o que mais o preocupa é sua sobrevivência, ou melhor, um mísero pedaço de pão.
Quando elencamos assuntos tão complexos, queremos criar um senso comum sobre o importante papel da sociedade, em usar toda sua potencialidade dentro de suas atividades profissionais, nas empresas, nas escolas, nas atividades sociais, políticas etc.,  de forma mais contundente.
Hoje já se discute o limite do crescimento econômico dos países em desenvolvimento, no entanto esse limite é uma proposta dos países que mais degradaram o meio ambiente. Acredito que o limite deveria ocorrer com a participação efetiva dos países desenvolvidos contribuindo mais com a erradicação da pobreza, trazendo uma maior equidade nos benefícios para uma vida mais digna  para os excluídos.
Na ECO-92, o Agenda 21 viabiliza um novo padrão de desenvolvimento ambientalmente racional. O documento concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Esse documento está subdividido em 40 capítulos de quatro seções tratando dos seguinte assuntos: Dimensões Econômicas e Sociais, conservação e questão dos recursos para o desenvolvimento, medidas requeridas para proteção e promoção de alguns dos seguimentos sociais mais relevantes. A aceitação do formato e conteúdo da Agenda aprovada por todos os países presentes à Rio 92 proporcionou também a elaboração da Agenda 21 dos Estados e municípios.
Como era de se esperar, a falta de uma conscientização ambiental abrangente, poucos foram os municípios que se preocuparam em elaborar e implantar a Agenda 21 municipal como forma de estruturar o municípios com ações efetivas de proteção ambiental. Com o início dos novos gestores em janeiro de 2013 é a oportunidade de cobrar a implantação da agenda 21  e podermos participar do desenvolvimento sustentável e contribuindo com o futuro das novas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683