VOCE É NOSSO VISITANTE N°

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Importância da evidenciação socioambiental

O tema de responsabilidade social e ambiental das organizações está muito em evidência, bem como a responsabilidade dos indivíduos que habitam o nosso planeta. Pode-se exemplificar através da crescente consciência social e ecológica dos consumidores que poderá ser parte da solução dos problemas ambientais. Dessa forma, o cidadão, enquanto consumidor poderá optar por adquirir um produto fabricado por uma empresa responsável socialmente.

Assim, a responsabilidade social e ambiental das organizações passa necessariamente pela constituição de um modelo de prestação de contas voltado ao atendimento dos interesses dos acionistas e também das partes interessadas.

As empresas, para exercerem suas atividades produtivas, necessitam utilizar vários recursos da sociedade: financeiros (investidores e acionistas); intelectuais (colaboradores diretos e indiretos); da natureza (recursos esgotáveis ou não); bem como a infraestrutura provida pelo estado em nome da sociedade. Esses recursos, após o consumo, são transformados e, posteriormente, disponibilizados para a sociedade através de produtos e serviços. Os resíduos são devolvidos à natureza, afetando, assim, negativamente, o capital natural da humanidade.

No Brasil, as empresas não são obrigadas a divulgar informações relacionadas com a sua responsabilidade social ou ambiental. Normalmente, as empresas o fazem de forma voluntária, ou seja, através de relatórios chamados de relatórios de sustentabilidade, baseados em modelos nacionais ou internacionais, ou como complemento dos Relatórios Financeiros Anuais.
Em alguns países da Europa, de acordo com Kolk (2001), o Reino Unido, a França e Países Baixos possuem orientações mais específicas ou a exigência de prestar contas sobre a Responsabilidade Social Empresarial.

No momento em que a organização decide pela evidenciação voluntária das suas informações, tanto as de caráter social como as de caráter ambiental, é adotada a premissa que os riscos, benefícios e custos envolvidos nesse processo serão conhecidos.

Os estudos sobre o tema evidenciação social e ambiental concentram-se nos países desenvolvidos, particularmente nos Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, e países da Europa. No Brasil, até o presente momento, poucas pesquisas foram realizadas sobre o mesmo.

Diante disso, são necessários a realização de estudos acerca da evidenciação social e ambiental em função do baixo número de pesquisas realizadas no país até o presente momento e, também, pela importância de estudos de revisão de literatura para a sistematização do conhecimento científico. Da mesma forma, em função da multidisciplinaridade do tema, o estudo de revisão oportuniza uma avaliação em relação ao papel da contabilidade como geradora de informações obrigatórias e voluntárias das organizações.
Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683