VOCE É NOSSO VISITANTE N°

sábado, 24 de novembro de 2012

Deserto de Danakil: conheça as paisagens mais bizarras da Terra

Gases tóxicos, lagos cheios de enxofre que fervem a 90°C, temperaturas altíssimas, areia movediça com ácido sulfúrico e vulcões fumegantes. A descrição do Deserto de Danakil, situado no nordeste da Etiópia, não é nem um pouco convidativa. Não é por menos que o local é conhecido como o “inferno na Terra”. Mas as fotos mostram que o inferno não é tão ruim assim. É lindo. E tem as paisagens mais bizarras do planeta.

É lá que fica a cratera vulcânica Dallol, pouco conhecida e raramente visitada – mas extraordinária. A paisagem única é formada por montanhas de sal e enxofre, gêiseres de gases venenosos e pequenas piscinas de ácidos coloridas.


Dallol é um dos lugares mais remotos da Terra e muitas poucas pessoas vivem lá, o que não é de se admirar. Afinal, quem gostaria de viver em um lugar tão perigoso como esse?

Além de tudo, Dallol detém atualmente o recorde da mais alta temperatura média para uma posição habitada na Terra, com temperatura anual média de 34°C.

As cores deslumbrantes vistas no local, como branco, amarelo, verde e vermelho, surgem devido à grande presença de enxofre, óxido de ferro, sal e outros minerais.


Embora seja muito perigoso, algumas pessoas sonham em conhecer o inferno terrestre e pagam caro por um tour. O passeio começa em Adis Abeba, a capital da Etiópia. De lá, é necessário pegar carona em uma caravana de camelos ou passar um dia inteiro viajando de carro.
 
Golpes políticos, revoltas, seca e fome na Etiópia colocaram Dallol fora do mapa por muito tempo. A área não era aberta à estrangeiros até 2001, e até hoje o local não é muito seguro. Quem visita a região ainda corre o perigo de virar refém de Ahmed Ela, a aldeia mais próxima ao vulcão.
E aí, você gostaria de enfrentar todos esses perigos e conhecer o Deserto de Danakil?

[Kuriositas/Oddity Central]



Embora seja muito perigoso, algumas pessoas sonham em conhecer o inferno terrestre e pagam caro por um tour. O passeio começa em Adis Abeba, a capital da Etiópia. De lá, é necessário pegar carona em uma caravana de camelos ou passar um dia inteiro viajando de carro.
 
Golpes políticos, revoltas, seca e fome na Etiópia colocaram Dallol fora do mapa por muito tempo. A área não era aberta à estrangeiros até 2001, e até hoje o local não é muito seguro. Quem visita a região ainda corre o perigo de virar refém de Ahmed Ela, a aldeia mais próxima ao vulcão.
E aí, você gostaria de enfrentar todos esses perigos e conhecer o Deserto de Danakil? [Kuriositas/Oddity Central]



Dallol é um dos lugares mais remotos da Terra e muito poucas pessoas vivem aqui. Não é de admirar. Afinal, quem gostaria de viver na proximidade de tal pano de fundo uma grande e estranha como esta? Até mesmo o nome, na língua local do povo Afar significa literalmente se desintegrou. Ainda hoje o vulcão não é mencionado na maioria dos livros sobre o tema da vulcanologia.
Não só isso - Dallol é o detentor do recorde para a maior temperatura média para um local habitado. Gravado entre 1960 e 1966, a temperatura média é de 34C (94F). As cores deslumbrantes vistas no local branco, amarelo, verde e vermelho ocre, são devido à forte presença de enxofre, óxido de minerais de ferro de sal, e outros.
Pessoas que desejam visitar Dallol tem duas escolhas em termos de transporte, em primeiro lugar, eles poderiam pegar uma carona em um dos caravanas de camelos, que passa a cratera vulcânica. Caso contrário, eles devem alugar um veículo 4WD da vizinha cidade de Mekele. Perto dali, em termos etíopes, significa uma unidade de um dia.
Dallol é efetivamente uma cratera de explosão vulcânica. Ela foi formada quando o magma basáltico intrometeu para depósitos de sal e água. Este posteriormente causou uma erupção freática enorme. O magma fez contato com a água do solo. Como magma é tão extremamente quente a água evaporada imediatamente. O resultado foi uma enorme explosão de rocha, cinzas, água e vapor - para não mencionar bombas vulcânicas (rocha fundida que resfria e se solidifica antes de atingir o chão).
O vulcão última erupção em 1926 e ganhou um pouco de atenção, então, mas que tinha sido conhecido para os europeus por cerca de 200 anos. No entanto, o local permaneceu efetivamente desconhecido para a maioria, até recentemente - simplesmente porque a natureza hostil do meio ambiente, o calor quase insuportável da área eo perigo muito presente a partir de fumos tóxicos.
 

Reinado de Haile Selassie da Etiópia, que chegou ao fim em 1974, levou a uma longa décadas de instabilidade política que não fez nada para incentivar os visitantes. Golpes, revoltas, seca e fome na Etiópia colocado fora do mapa por vulcanólogos e turistas durante este período. A área em que se encontra Dallol não foi aberta a estrangeiros até 2001 e até hoje guarda uma armada é talvez aconselhável.
Incrivelmente, o site não tenha sido designado um parque nacional ou área de especial interesse científico, mas este está sendo considerado no momento. No entanto, as tensões entre a Etiópia ea Eritreia próxima juntamente com o banditismo local, significa que o site é visitado apenas por algumas centenas de pessoas a cada ano. A idade do turismo de aventura ainda não bateu realmente Dallol. Aqueles que visitam ainda corre o risco de ser tomado como refém em Ahmed Ela, a aldeia mais próxima ao vulcão.

O vulcão é rodeado por uma área grande de solução salina, os bordos dos quais são ornamentados com uma multiplicidade de chaminés de fadas onde gases atravessaram. A sulfúrico quente bolha molas em ponto de ebulição. O sal da Depressão Danokil, 136,8 metros abaixo do nível do mar, se mistura com minerais vulcânicos como o enxofre, para criar terraços e únicas, outras concreções mundanos. Gêiseres e chaminés adornam o site todo.
Gás tóxico regularmente escapa dos inúmeros fumarolas e gêiseres, muitas vezes sem aviso. Ao redor da área dos restos de pequenos animais superados pela fumaça pode ser encontrado. Os gases que, no entanto, também escapar através surtos permanentes - você pode vê-los na superfície das piscinas de veneno de água, acompanhados por um ruído estranho borbulhar
As chaminés de fadas foram formados quando o Mar Vermelho inundou a Depressão Danokil. A passagem do mar criado depósitos de sal em torno do vulcão. Ao longo de milhares de anos, e ajudado pela evaporação da água combinada com a ausência de vento, estas chaminés de fadas formado em suas atuais formas desconcertantes.
Apenas os vulcanólogos mais dedicados e turistas de aventura torná-lo tão longe quanto este lugar incrível. No entanto, o dano alguns fizeram (embora inadvertidamente) para as delicadas estruturas aqui já é perceptível. Embora o acesso ao site está se tornando mais seguro, talvez o isolamento de Dallol do resto do mundo não é uma coisa tão ruim, afinal.

Image Credits
Fonte: http://www.kuriositas.com/2011/12/dallol-worlds-weirdest-volcanic-crater.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683