VOCE É NOSSO VISITANTE N°

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Fantástico - Combustível a base de "ÁGUA E AR"


A busca por combustíveis limpos chegou a mais uma descoberta surpreendente: engenheiros de uma pequena empresa do Reino Unido, a Air Fuel Synthesis*, estão produzindo gasolina feita apenas de – acredite!água e ar. Genial!

O sistema desenvolvido por eles, composto por uma série de reatores, extrai CO2 da atmosfera e hidrogênio da água e os transforma em metanol. Esta substância química, por sua vez, é convertida no que os pesquisadores chamam de gasolina sintética. Eles garantem que o produto não tem poluentes presentes no petróleo extraído da terra, como o enxofre. Além disso, o carbono emitido pela queima do combustível é compensado na sua extração do ar, a primeira etapa desta produção. Muito bom para ser verdade?

Pois é, mas o problema é que este processo ainda demanda muita energiaque, por enquanto, vem de fonte fóssil. Em três meses de experimentação, foram fabricados apenas cinco litros de gasolina sintética. Muito pouco, não é?

A notícia só será boa por completo apenas se o sistema for abastecido por energia renovável, o que já está nos planos da empresa. Isso deve acontecer quando a produção da gasolina sintética atingir viabilidade econômica e maior escala. Espera-se que em dois anos seja possível fabricar uma tonelada do combustível a cada dia. Já pensou abastecer seu carro com combustível tirado da água e do ar. Superinteressante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683