VOCE É NOSSO VISITANTE N°

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria - De quem é a culpa?

Matéria publicada - Diário das Gerais - 29/01/2013 - PG -06 César Torres

    César Torres

                         Incêndio na Boate Kiss na Cidade de Santa Maria – RS neste dia 27 às 2:30 - causa a morte de 248 pessoas. Primeiramente temos que nos solidarizar com as famílias e lamentar grandemente por um fato que poderia ser evitado. Foram 248 vidas ceifadas, interrompendo o sonho de muitos jovens e causando a dor de dezenas de famílias.
            Buscar culpados para uma tragédia dessa magnitude é como tentar remendar uma roupa velha - sabemos que no Brasil é comum tentar responsabilizar alguém pelos acontecimentos, não agindo preventivamente. A omissão dos responsáveis, tanto da empresa como dos órgãos públicos, deveria ter um tratamento mais rigoroso pela justiça. Será quantos mais terão que morrer para se tomar atitudes sérias neste país?
             Tragédias iguais a esta, poderão se repetir em outras partes do país a qualquer momento, isto é uma realidade - a falta de seriedade na liberação de alvarás e até mesmo na fiscalização é comum nos municípios.  O episódio em foco será elencado com toda força da mídia no calor dos acontecimentos ou enquanto tiver audiência. Mas a vida continua - as notícias de impacto surgem diariamente, e tudo irá cair no esquecimento sem nenhuma providência efetiva, até acontecer outra tragédia idêntica em outro local. Este é o comportamento normal dos nossos governantes.
A legislação, principalmente a brasileira, estabelece normas rígidas para funcionamento de casas noturnas e realização de eventos com aglomeração de pessoas, mas a fiscalização normalmente é deficitária, e os responsáveis apostam na sorte e na impunidade. Novidade! Não! Até quando teremos que assistir eventos tão lamentáveis como estes? Apesar de fatos idênticos se repetirem todos os anos em vários países do mundo, as autoridades não praticam uma fiscalização preventiva proibindo o funcionamento de casas que não respeitam as normas de segurança.
            Abaixo vamos citar algumas tragédias em casas de shows pelo mundo, que também resultaram em perdas de vidas. E todos os acontecimentos ocorridos possuem as mesmas características de irresponsabilidade demonstrada na Boate Kiss, como a permissão de ingresso de pessoas excedendo a capacidade de segurança, além da inexistência de saída de emergência.
            Podemos afirmar que 90% das boates no Brasil, mesmo as que conseguiram os alvarás, não atendem rigorosamente as normas de segurança, pois, os órgãos são muitas vezes condescendentes com os proprietários. Esperamos que diante desta tragédia, sejam revisados todos os alvarás de casas de shows e boates, exigindo rigorosamente o cumprimente das normas de segurança, e o respeito à capacidade de cada ambiente, sob pena de serem fechadas.

2012 : 17 Agosto - Um incêndio que varreu uma discoteca popular na ilha tailandesa de Phuket matou quatro pessoas.
A fire that swept through a popular nightclub on the Thai island of Phuket killed four people early August 17.December 20092009: 5 de Dezembro - Fogos de artifício provocaram um incêndio e pânico em uma boate em Perm, na Rússia, matando 156 pessoas.

Fireworks triggered a fire and panic on December 5, 2009, at a nightclub in Perm, Russia, killing 156 people.2009 :1º. de Janeiro - Um incêndio em casa noturna de Bangcoc Santika upscale eclodiu enquanto cerca de 1.000 foliões estavam tocando no ano novo. Sessenta e quatro pessoas morreram no incêndio. A fire at Bangkok's upscale Santika nightclub broke out while about 1,000 revelers were ringing in the new year. Sixty-four people died in the fire , which led to the arrest of the nightclub's owner.
January 20092009: 31 de Janeiro - Fogos de artifício em uma festa de aniversário em um bar latino-estilo e restaurante em Changle City, em Fujian, província da  China, provocou um incêndio com 15 mortos
January 20092008: 19 de Abril - Quatorze espectadores morreram em um incêndio provocado por fogos de artifício que faziam parte de um show em uma boate em Quito, Equador.
December 20042004 A December 30, 2004, deadly nightclub fire killed 194 people in Argentina's capital, Buenos Aires.: 30 de Dezembro - O fogo na boate matou na capital da Argentina, Buenos Aires. 194 pessoas.
February 20032003: In perhaps the most widely-known nightclub tragedy over the past decade, 100 people died in a fire sparked by pyrotechnics used by the heavy metal band Great White at a nightclub in West Warwick, Rhode Island, on February 21, 2003. 21 de Fevereiro  - Show pirotécnico utilizada pela banda de heavy metal Great White em uma boate em West Warwick, Rhode Island, provocou incêndio, a tragédia provocou a morte de 100 pessoas.
December 20022002:The cause of the December 1, 2002 fire that killed 47 people in Caracas, Venezuela , never became clear -- firefighters said it could have started in the kitchen, or an electrical short circuit.1º. de dezembro - O incêndio dentro do clube em Caracas, Venezuela matou 47 pessoas
July 20022002: 20 de julho -  A celebration marking the two-month anniversary of the Utopia club in Lima, Peru, ended in the deaths of 28 people on July 20, 2002.Uma celebração que marca o aniversário de dois meses do clube Utopia, em Lima, Peru, terminou na morte de 28 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683