VOCE É NOSSO VISITANTE N°

sábado, 23 de novembro de 2013

10 enfeites natalinos sustentáveis para você fazer

É possível deixar seu natal mais sustentável através do reaproveitemento dos materiais.

O natal está chegando e as ruas, avenidas e casas demonstram o espírito natalino em cada uma de suas decorações. É possível deixá-las mais sustentáveis, através do reaproveitamento de materiais que seriam facilmente descartados. O CicloVivo separou dez itens que podem ser feitos com materiais usados, assim você ajuda o meio ambiente e ainda economiza. Você pode chamar crianças para participarem, assim eles se divertem enquanto preparam os enfeites.

1. Árvore de natal de com sobras de madeira
Aprenda a fazer uma árvore de natal com o reaproveitamento sobra de madeiras. A sugestão é simples, e para fazer sua “obra de arte” basta ter restos de madeira, pregos e martelo. Com eles você pode criar árvores pequenas, grandes ou do tamanho de enfeites.


Fotos: Ingrid Jansen
2. Enfeites de natal com gravetos de jardim
A sugestão é utilizar “restos de jardinagem” como pequenos gravetos e transformá-los em enfeites natalinos. Os enfeites são fáceis de criar e podem ser feitos até pelas crianças. Para ter uma noite estrelada, use galhos do jardim para fazer as decorações de janelas ou da própria árvore.

Aprenda a fazer enfeites de natal com gravetos de jardim
A sugestão é utilizar “restos de jardinagem” e transformá-los em enfeites natalinos.

3. Enfeite de rena reaproveitando rolhas
As rolhas usadas podem ser reaproveitadas e transformadas na base de um enfeite de natal. Com este material será feito uma rena. O trabalho é tão simples que crianças de três anos poderão ajudar. 

As rolhas usadas podem ser reaproveitadas e transformadas em enfeites de natal. Com este material será feito uma rena. O trabalho é tão simples que até crianças de três anos podem ajudar.
Os materiais necessários para o enfeite de rena são: rolhas usadas, hastes de chenile (limpador de cachimbo) marrom, miçangas vermelhas, olhinhos de brinquedo, cola quente e clips.
Comece o trabalho com uma rolha de vinho comum e use uma pistola de cola quente para colar a miçanga vermelha em uma das extremidades. As miçangas vermelhas transparentes são mais brilhantes e refletem bem a luz, que é exatamente o resultado que se quer em um nariz de rena.
Feito isso, pegue o chenile marrom de mais ou menos 30 cm, e enrole (pelo menos duas voltas) em torno da extremidade oposta à da miçanga. Dobre e torça-os até adquirirem a melhor forma.
Com o chifre pronto, é hora de colar os olhos. Pegue um par de olhos de brinquedo e cole-os nos lados da face rena, usando a cola quente. Eles podem ser colados tanto no fundo da rolha, onde está colado o nariz, quanto em cima – no comprimento. A escolha varia de acordo com o gosto. Se preferir, os olhos poderão ser pintados ao invés de usar o acessório.
Para servir de gancho, utilize um clipes. A extremidade esticada, do clipe, deverá ser fincada na rolha. Caso o clipe fique muito solto, passe um pouco de cola quente. Sua rena está pronta para decorar sua casa! Fotos e passo a passo do Chica and Jo.

4. Guirlandas de natal com garrafas PET
As garrafas PET estão presentes no nosso dia-a-dia e são responsáveis por grande volume nos lixões e aterros sanitários bem como a contaminação do solo. Porém existem diversas maneiras de você evitar o descarte deste material que pode ser totalmente reaproveitado. O CicloVivo dá a dica de como você pode reutilizar as garrafas PET e enfeitar sua casa para o natal de forma consciente.

As garrafas PET estão presentes no nosso dia a dia e são responsáveis por grande volume nos lixões e aterros sanitários bem como a contaminação do solo. Porém, existem diversas maneiras de se evitar o descarte deste material, que pode ser totalmente reaproveitado. O CicloVivo dá a dica de como você pode reutilizar as garrafas PET e enfeitar sua casa para o natal de forma consciente.
Material
- Garrafas PET de diversas cores; Tesoura; Cola; Purpurina; Arame; Chave de fenda; Isqueiro ou fósforo

Foto: Fernanda D'Addezio/CicloVivo
Modelo 1:
Corte o fundo das garrafas na linha desenhada na própria garrafa. Para facilitar, dê uma leve amassada na garrafa para que então comece a cortar. Para dar um acabamento arredondado queime as bordas com vela ou isqueiro ou então faça dois pequenos cortes, um em cada extremidade, e dobre a garrafa para dentro. Faça isso com todas as garrafas, a quantidade ideal para formar a sua guirlanda vai variar de acordo com o tamanho escolhido. Esquente a ponta da chave de fenda e faça um furo no fundo das peças, onde passará o arame. Passe cola e purpurina na quantidade de garrafas que desejar e espere secar.
Para proteger o enfeite, faça uma mistura de 1:2 de cola e água e passe por cima de todo o trabalho. Depois de seco, passe o arame pelos furos feitos no fundo das peças e encaixe-as conforme mostrado na galeria de fotos acima. Para finalizar basta colocar um laço.

Modelo 2:
Para esta ideia os gargalos das garrafas serão a principal matéria-prima. Por isso, é possível reaproveitar as mesmas garrafas PET de onde foram retirados os fundos. Meça um palmo a partir do bico, faça a marcação com uma caneta comum e recorte.
Para uma guirlanda grande, o ideal é utilizar 38 garrafas. Porém, esse número pode variar de acordo com o tamanho desejado e a quantidade de PET disponível. Após cortar as garrafas, basta passar um fio de arame e colocar os gargalos enfileirados no mesmo sentido. Ao finalizar contorne as duas pontas do arame. O ponto desta junção deve ser coberto pelos enfeites, ou então, pode servir como gancho para pendurar a guirlanda na porta ou na parede. Para enfeitá-la basta deixar a criatividade solta e a dica é reutilizar os enfeites do ano passado, para evitar que eles sejam descartados.

5. Enfeite para árvore de natal feito de lâmpada queimada
Para transformar sua lâmpada velha em enfeites de árvore de natal, basta pintá-las a mão livre com motivos natalinos. O desenho é simples e fácil de fazer, porém se desenhar não for seu ponto forte, a sugestão é pintá-las com as cores do natal, vermelha e verde. 

Lâmpadas queimadas podem servir como decoração neste Natal. A ideia é reaproveitá-las ao invés de descartá-las no meio ambiente.
Se você tem algumas lâmpadas queimadas, chegou a hora de dar um destino ambientalmente correto. Com a reutilização deste material e um pouco de criatividade, é possível transformá-los em objetos natalinos personalizados de decoração.
Para transformar sua lâmpada velha em enfeites de árvore de natal, basta pintá-las a mão livre com motivos natalinos. O desenho é simples e fácil de fazer, porém se desenhar não for seu ponto forte, a sugestão é pintá-las com as cores do natal, vermelha e verde.

Foto: 3R Living
Depois de decorada e seca, passe um fio na base da lâmpada para prender o ornamento no galho da árvore e seu enfeite já está pronto.
6. Anjinhos de natal utilizando latas de alumínio
Latas de alumínio são um dos materiais mais reciclados no Brasil. Por não ter aparentemente muita funcionalidade, este vasilhame acaba sendo descartado. No entanto, ele pode ser muito utilizado para fazer artesanatos. A sugestão é utilizar as latinhas para fazer anjinhos, que podem ser usados para enfeitar presépios, móveis ou árvores de natal. 
Separe as latas de alumínio para fazer seu “exército” de anjinhos. Lave-as com cuidado e seque. Se conseguir desenhar a mão livre, faça uma asa do anjo em um papel, recorte e depois transfira o desenho para a latinha, com o auxílio de uma caneta hidrográfica. Caso não saiba desenhar, utilize o  molde
  



A sugestão de reutilizar as latinhas para fazer anjinhos é da artesã Krika, do Blog Cacareco, e podem ser usados para enfeitar presépios, móveis ou árvores de natal.
Os materiais necessários para fazer os anjinhos são: latas de alumínio, bolinhas de madeira ou tampinhas de garrafa, tesoura, cola quente, cordão para pendurar e canetinha.
Os rótulos das embalagens podem ser explorados, eles darão cores aos seus anjinhos, se preferir uma “roupinha” mais neutra, basta utilizar o verso da embalagem.
Depois que o desenho for transferido, é hora de recortar. Com as peças prontas, asas e corpos, chegou a hora de colar. Pegue o molde, já cortado, do corpo e enrole sobre ele mesmo. Vai ficar com um aspecto de cone. Cole com cola quente no sentido longitudinal. Espere secar. A seguir, cole as asas no mesmo local onde formou o “vinco”.

Fotos: Cacareco.net
Depois de seco, cole a cabeça do seu anjo, que pode ser feita de tampinha de garrafa ou de bolinha de madeira. Se você for usar tampinhas de garrafa para fazer a cabeça, não se esqueça de fazer um furinho nela, para passar o fio que o prenderá à árvore - caso sua vontade seja usá-lo como enfeite de árvore. Seus anjinhos feitos com material reaproveitado estão prontos para enfeitar sua sala.

7. Presépio de revistas velhas
Presépios sempre fazem parte da decoração de natal. A dica do CicloVivo é inspirada no projeto de artesãos vietnamitas que utilizam revistas velhas como matéria-prima.
Presépios sempre fazem parte da decoração de natal. A dica que o CicloVivo separou é inspirada no projeto de artesãos vietnamitas que utilizam revistas velhas como matéria-prima.
Para transformar as revistas antigas em um presépio, serão necessários: revista, bolinhas de madeira, tesoura, cola branca, pincel médio, pincel fino e tinta colorida.
Recorte, com uma tesoura, diversas tiras de revista no sentido longitudinal. O ideal seria recortar tiras com cerca de dois centímetros para que possam ser dobradas, no mesmo sentido, conferindo maior rigidez à estrutura.
Os “personagens” terão formato de cone. Eles serão construídos do topo à base, que representa da cabeça aos pés, portanto as tiras ficarão na ordem crescente.
Para fazer o corpo enrole as tiras de revista sob elas mesmas. Para começar, separe uma tira - já dobrada, passe cola branca em toda sua extensão, com auxílio do pincel médio, e enrole sob ela mesma de modo que o centro fique bem pequeno. Este será o topo do cone. Não precisa exagerar na quantidade de cola. Aplique normalmente, em quantidade suficiente para que uma tira cole na outra.
Quando este topo atingir o tamanho ideal, recorte o que estiver sobrando desta tira. Preste bem atenção no tamanho desta primeira parte, pois ela norteará as restantes. Feito isso, pegue outra tira de revista dobrada, passe cola e enrole-a sob a primeira peça que é o topo do cone. Faça o mesmo procedimento até que seu “personagem” chegue ao tamanho ideal.
Quando o cone estiver pronto, espere secar bem. Se preferir, passe uma demão de cola em toda a estrutura para que fique conservada por mais tempo, rígida e que não descole nenhuma parte. Espere secar.
Para fazer os bracinhos, faça anéis com as tiras de revista. Passe-o por cima do cone e cole pelas costas. Depois de colado, recorte o anel na parte da frente para separar os braços. Espere secar.
Para fazer as cabeças, pinte as bolinhas de madeira com auxílio de um pincel fino, os olhos, nariz, boca e detalhes como cabelo e bigode. Espere secar. Depois de secas, cole-as sob os cones, a seguir coloque os chapéus nas cabeças. Eles terão formato de anel ou cone.
Para fazer a asa do anjo, enrole tiras de revista até que cheguem ao tamanho ideal. Passe cola em toda a asa. Para esperar secar, coloque um pregador no meio deste “rolo”. Isso dará o aspecto das “duas” asas. Depois de seca, basta colar nas costas do seu anjinho e seu presépio estará pronto.
Este artesanato denominado “Mai” foi iniciado por dois assistentes sociais que estavam preocupados com a melhoria da vida das crianças de rua, de mães solteiras e minorias étnicas em aldeias de montanha na cidade de Ho Chi Minh, Vietnã. Com base na crença de que o desenvolvimento social está intimamente ligado à autossuficiência econômica, o Artesanato Mai estende a mão para artesãos em áreas carentes fornecendo marketing, treinamento e retornando alguns dos lucros da venda de artesanato para financiar projetos de trabalho social.
Os 300 artesão (80% são mulheres) associados ao programa Artesanato Mai estão ganhando entre 50 e 70 dólares americanos por mês em um país onde a renda média mensal varia de US$ 20 a US$ 30. Muitos são capazes de trabalhar em suas casas ou em pequenas oficinas em vez de procurar trabalho em indústrias do Vietnã.
O uso criativo de recursos renováveis, como papel, bambu reciclado e outras fibras naturais, tornam os produtos mais vendidos. Com informações do SERRV.

8. Sino de natal reutilizando garrafas PET
É possível dar um destino melhor para as garrafas plásticas. O CicloVivo ensina como transformá-las em um lindo sino de natal.
O natal está chegando e as ruas, avenidas e casas demonstram o espírito natalino em cada uma de suas decorações. É possível deixá-las mais sustentáveis, através do reaproveitamento de materiais que seriam facilmente descartados, como as garrafas PET. Por isso, o CicloVivo dá a dica de como transformar essas garrafas plásticas em um sino de natal.
Material
- Estilete; Tesoura; Prego; Martelo;
- Garrafas pet (de preferência de Fanta porque tem essa "cinturinha" dando um formato de sino);
- Bolinhas de enfeite de natal que você usou no outro ano;
- Fios de nylon; Laços de fita; Festão; Pinha;
- Tinta acrílica; Pincel;
- Purpurina ou cola com glitter.

Foto: Fernanda D'Addezio/CicloVivo
Método
Pegue a garrafa PET – de preferência de fanta ou alguma outra marca que tenha este formato de sino, e corte-a a seis centímetros da curva. Para começar a cortar use primeiro o estilete e em seguida termine o corte com a tesoura. Se você quiser dar um acabamento “liso” no sino passe, rapidamente, a parte cortada em uma chapa quente. Você pode também usar tesouras serrilhadas, neste caso, não é necessário fazer o acabamento.
Para fazer o pêndulo do sino, utilize as bolinhas de natal que já tem lugar certo pra amarrar o fio de nylon. Passe o fio pela tampinha da garrafa, que deve ser previamente furada com o auxílio do prego e do martelo, e faça um nó na ponta de cima e tampe. Amarre a ponta do fio que ficou para dentro do sino na bolinha de natal.
Para dar um acabamento o ideal é usar tinta acrílica e jogue um pouco de purpurina. Amarre as fitas e coloque o festão. Se for possível use pinhas para enfeitar o sino. Você pode fazer um enfeite utilizando duas garrafas, para isso basta unir com um nó, as pontas dos fios de nylon que ficam para fora da tampinha e o seu enfeite estará pronto.

9. Árvore de natal de garrafas PET
Para ajudar a minimizar o problema dos aterros sanitários e ainda economizar dinheiro o CicloVivo ensina como fazer uma árvore de natal reaproveitando garrafas PET.
Quando o plástico é depositado em lixões, ele gera diversos problemas, um dos principais é a queima indevida e sem controle. Quando dispostos em aterros dificultam sua compactação e prejudicam a decomposição dos materiais biologicamente degradáveis, pois criam camadas impermeáveis que afetam as trocas de líquidos e gases gerados no processo de biodegradação da matéria orgânica.
Portanto, sua redução, remoção ou eliminação do lixo são uma das principais metas que devemos seguir. A separação de plásticos do restante do lixo traz uma série de benefícios à sociedade, como o aumento da vida útil dos aterros, geração de empregos, economia de energia, além disso, inúmeros objetos podem ser criados a partir da reutilização deste material.
Para ajudar a minimizar esse problema o CicloVivo ensina como fazer uma árvore de natal reutilizando garrafas PET.
Material
- Garrafas PET, de preferência na cor verde
- Um cabo de vassoura ou um galho de mesmo diâmetro
- Vela
- Fósforo
- Tesoura
- Faca
Método
1º passo: Recorte o fundo da garrafa. Para facilitar, faça o primeiro furo com o auxílio de uma faca. Em seguida faça cortes longitudinais (tiras), de mais ou menos dois centímetros de largura cada, até a curva da garrafa (em cima), próximo ao gargalo. Faça o mesmo nas outras garrafas. A quantidade escolhida dependerá do tamanho que a árvore terá.
2º passo: pegue a garrafa cortada, segure uma tira e passe na vela conforme indicado no vídeo, fazendo três marcas; em cada extremidade e no meio. Faça o mesmo procedimento em todas as tiras de todas as garrafas. O plástico vai ficar preto na parte queimada, mas para limpar basta passar um pano que sairá a sujeira.
3º passo: pegue um vaso com terra e finque o cabo de vassoura ou o galho. A seguir, coloque as garrafas no cabo, de ponta cabeça (pelo gargalo) até a altura desejada. Para dar um aspecto mais natural recorte as tiras para que as garrafas da base sejam maiores que as da ponta da árvore.

10. Boneco de neve e floco de neve
Os enfeites podem ser feitos com restos de tecido, meias, palitos de sorvete, entre outros. A dica que o CicloVivo separou, é um enfeite de boneco e um floco de neve, feitos de maneira sustentável.

É possível decorar seu natal de maneira sustentável. Basta criar simples ornamentos, com materiais reutilizados e dar a eles uma nova função. Os enfeites podem ser feitos com restos de tecido, meias, palitos de sorvete, entre outros. A dica que o CicloVivo separou hoje, é um enfeite de boneco e um floco de neve, feitos de maneira sustentável.
Boneco de neve
Para fazer um boneco de neve para enfeitar sua casa neste natal, serão necessários: uma meia branca de cano alto; uma meia de bebê; duas bolinhas de tênis usadas; restos de tecido, fitas ou barbante; botões; cola quente, estilete, canetinha e cola com glitter.
Primeiramente, pegue uma das bolinhas de tênis e com o auxílio de um estilete corte uma pequena tampinha. Esta etapa é necessária, pois o lado da bolinha que for cortado será a base do boneco de neve – que o manterá de pé. 
A seguir, coloque as duas bolinhas dentro da meia branca. Lembrando que a bolinha cortada será a base. Portanto coloque-a primeiro - com a base voltada para a ponta da meia e adicione a segunda. Dê um nó para as bolinhas não escaparem ou amarre com barbante, fitas ou tecidos.  Para fazer o chapéu é necessário ter uma meia de bebê, caso não tenha, use o próprio nó como adereço e pinte-o com canetinha ou passe cola com glitter, nesta parte. Neste caso, a fita e o tecido dariam um toque especial. Se o nó não lhe agradar, você também pode escondê-lo com a meia de bebê, que representará o chapéu.   
A seguir, amarre um pedaço de tecido de alguma camiseta velha, colorida entre uma bolinha de tênis e outra. Este será o cachecol do seu boneco de neve. Para finalizar cole os botões, com cola quente, para fazer os olhos, nariz e o detalhe da “roupa” do boneco. Quanto mais coloridos forem os botões e mais diversificados em tamanhos, melhor.
Outra opção para calçar as bolinhas e deixá-las em pé é colar uma tampinha de garrafa na parte de baixo. 

Floco de neve
Para fazer um floco de neve, são necessários três palitos de sorvete e botões. Cole, com cola quente, os palitos conforme mostra na galeria acima. A seguir, decore-o com botões coloridos, da maneira que desejar. Ou, se preferir faça um floco de neve branco. Para fazer um floco maior, basta colar mais palitos. Este enfeite pode ser colocado no topo da árvore ou pendurado em sua porta.  
Redação CicloVivo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683