Como tem se alterado a temperatura da Terra? Para responder a esta pergunta, cientistas coletaram registros de mais de 1.000 estações climáticas em torno do planeta desde 1880, e combinaram essas informações com dados de satélite.
O filme acima dramatiza o resultado, mostrando 130 anos de mudanças de temperatura no planeta inteiro, em relação às temperaturas médias locais no meio dos anos 1900.
- A evolução é lenta demais para acompanhar mudanças climáticas
Nos mapas globais acima, vermelho significa mais quente e azul significa mais frio. Em média, a apresentação demonstra que a temperatura na Terra aumentou em cerca de um grau Celsius nos últimos 130 anos, e a maioria dos anos mais quentes já registrados ocorreram recentemente.
Um recente estudo da Universidade de Arizona, nos Estados Unidos, revelou que muitas espécies de vertebrados teriam que evoluir cerca de 10 mil vezes mais rápido do que evoluíram no passado para se adaptar à mudança climática esperada para os próximos cem anos.
Os cientistas analisaram a rapidez com que as espécies se adaptaram a diferentes climas no passado, usando dados de 540 espécies vivas de todos os principais grupos de vertebrados terrestres, incluindo anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Eles compararam as taxas de evolução com os dados de mudanças climáticas projetadas para o final deste século. Este é o primeiro estudo a comparar a registrada adaptação de espécies às estatísticas futuras de mudanças do clima da Terra.
- O épico aquecimento global: da temperatura mais fria a mais quente em um século
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelos comentários.
César Torres