VOCE É NOSSO VISITANTE N°

sábado, 23 de novembro de 2013

Uísque poderá ser usado para abastecer veículos na Escócia

Os pesquisadores escoceses da empresa Celtic Renewables estão buscando maneiras de utilizar o uísque para abastecer automóveis e motocicletas, sem prejudicar a fabricação e nem acabar com os estoques da bebida. Isso porque a alternativa vai utilizar os resíduos da produção do uísque, que são potentes insumos para a produção de combustíveis verdes em larga escala.

Segundo informações da Esquire, ao longo do processo de destilação, mais de 90% dos ingredientes utilizados nas indústrias do uísque são considerados como resíduos, e são estas sobras que concentram as bactérias responsáveis pela produção do biobutanol, um biocombustível com potencial energético 30% maior que o etanol fabricado no Brasil.

O recurso para a produção de combustível limpo originado da produção do scotch pode ser retirado em duas formas – serve tanto a versão líquida, originada da fermentação da bebida, como as partículas depositadas nos alambiques após os processos de fabricação, que possuem consistência sólida. Além dos responsáveis pela pesquisa, os membros da comunidade científica têm se mostrado contentes com a nova descoberta, uma vez que as sobras da produção de uísque são resíduos bem comuns em território escocês.
Após o preparo, o biocombustível pode abastecer os veículos em bombas convencionais, com a possibilidade de ser misturado ao diesel e ao biodiesel, por exemplo. Em agosto deste ano, uma matéria publicada no CicloVivo falou sobre a usina Helius Energy, que utiliza uísque para produzir a energia necessária para suprir a demanda de 9 mil residências.
Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683