VOCE É NOSSO VISITANTE N°

domingo, 11 de julho de 2010

Energia renováveis em evidência.


Energia renováveis em evidência.


Com o fracasso das negociações intermediadas pela ONU na COP-15, o Brasil anunciou medidas unilaterais para reduzir suas emissões de CO2, estabelecendo a meta de diminuir entre 36% e 39% até 2020 as suas emissões de gases de efeito estufa. A Lei de Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) de dezembro/2009, estabelece princípios, objetivos, diretrizes, instrumentos e metas, buscando a consolidação de uma economia de baixo consumo de carbono. A recuperação de 100 milhões de hectares de pastos degradados, que também está prevista na PNMC, pretende assegurar a expansão agrícola evitando o desmatamento e preservando as áreas naturais.


Outra contribuição indispensável do país para a sustentabilidade planetária são os biocombustíveis, setor em que o Brasil é a maior liderança mundial. O biodiesel que desde 2005 tinha 2% de adição ao diesel tradicional, passou para 5% em janeiro de 2010, meta que estava estabelecida para 2013. O etanol movimenta metade da frota leve do país. Os carros flex-fuel que permitem combinar etanol e gasolina correspondem a 34% da frota de veículos leves. Nos 30 anos em que o etanol está em uso no Brasil, 850 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas. Recentemente foi concluído o zoneamento agroecológico da cana de açúcar, que orienta os investimentos agrícolas desta cultura, impedindo o plantio em biomas como a Amazônia, Pantanal e áreas de vegetação nativa. As queimadas nas áreas de produção também foram reduzidas, possibilitando a diminuição de 6 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.


O clima, relevo, hidrografia e extensão territorial possibilitam que quase 90% da oferta de energia elétrica do Brasil sejam de fontes renováveis. No conjunto da matriz energética brasileira, 47% são de fontes renováveis. A média mundial neste setor é de 14%. Em 2007, os produtos da cana de açúcar e o bagaço da cana passaram a ocupar o primeiro lugar, deslocando a energia hidráulica para a segunda posição. A energia eólica também está sendo considerada como estratégica para a autosuficiência, sendo que nos próximos anos devem acontecer investimentos de R$ 9,4 bilhões em 71 empreendimentos com capacidade para geração de 1.805,7 MW. Isto coloca o país no centro de uma mudança do paradigma energético e na vanguarda tecnológica da geração de energias renováveis.


Os municípios, através da gestão ambiental, conservação e eficiência energética, manejo adequado dos resíduos sólidos, estímulo aos Mecanismos de Desenvolvimento Limpos, formação de parcerias e consórcios, participação popular, educação ambiental e ações afirmativas, são fundamentais para que as metas brasileiras de redução de gases de efeito estufa se consolidem como um exemplo para a comunidade internacional, atraindo investimentos que podem melhorar a qualidade de vida e contribuir para o crescimento econômico e social das cidades e regiões brasileiras.
Colaboração de Antonio Silvio Hendges, Professor de biologia, Agente Educacional no RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683