VOCE É NOSSO VISITANTE N°

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Bióloga mineira reutiliza embalagens para fabricar bijuterias

A Chiquibela é uma loja virtual, criada pela bióloga e designer mineira Denise Chisté, que produz e vende peças exclusivas e acessórios com design ecológico, para quem quer ser elegante, sem deixar de lado responsabilidade ambiental.

A ideia é reaproveitar materiais que seriam descartados no meio ambiente e usá-los para construir peças diferentes. De acordo com Denise a filosofia é “atender às necessidades da geração presente, sem prejudicar as gerações do futuro'', o mesmo pensamento que rege o conceito de sustentabilidade.


Em todas as suas criações são priorizados o design, a qualidade e a inovação. Para que o preceito seja seguido, são utilizados diversos materiais reciclados, como caixas de leite e suco, bem como latinhas de refrigerante e cerveja, que são transformados em flores presentes em seus acessórios.

A designer explica que os materiais recicláveis fazem parte de seu projeto, devido a sua preocupação ambiental e à importância da conscientização de que é preciso reciclar para que possamos alcançar um planeta melhor para se viver. “Como uma boa bióloga que se preze, me preocupo com a sustentabilidade”, brinca ela.

Ao iniciar seu trabalho com materiais reaproveitados, Denise percebeu que suas ideias eram capazes de despertar em seus consumidores a importância de aderir à prática de escolhas ecológicas como a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, que antes sem valor iriam direto para o lixo. Além disso, ela comprova que é possível transformar todos esses itens em arte.

Segundo Denise, o resultado é tão bom que os clientes não conseguem perceber que as peças são feitas a partir de resíduos. Ela diz, que a reação dos fregueses é “divertida” quando o segredo dos produtos é revelado.

Indiretamente Denise forma uma corrente pela sustentabilidade, pois diversas pessoas ao seu redor passam a juntar caixinhas e latinhas. “Sempre ganho uma sacola de lixo recicláveis. Isso é fantástico”, acrescenta ela.

Para a construção da peças as caixas são lavadas e secas e só depois disso é que são recortadas para a fabricação das flores, por exemplo. O cuidado necessário, tanto durante a confecção, quanto durante o uso, é o mesmo de qualquer peça artesanal.

Os objetos de decoração criados por Denise se diferem pela criatividade e originalidade, como acontece com o arranjo criado a partir de um filtro de água que não tinha mais utilidade. O filtro foi encapado com barbante, as flores foram feitas com areia colorida e o caule de jornal.

“Sou apaixonada pelo meio ambiente e pela arte, e nada melhor que aliar os dois, assim me sinto completa”, declara a designer.

Alguns trabalhos da artista foram apresentados na Feira Bisutex na Espanha. Os acessórios podem ser encontrados no site e no blog da bióloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683