VOCE É NOSSO VISITANTE N°

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Designer ensina a fazer móveis de papelão para crianças


O arquiteto e designer suíço Nicola Enrico Stäubli trabalha com um projeto em que a premissa é: Faça você mesmo. Sua coleção de móveis para crianças é feita de papelão e ele disponibiliza todas as instruções sobre como fazê-los.

Mesmo inserido em uma sociedade descartável, que incentiva o consumismo, o arquiteto adota uma postura diferente. Stäubli compartilha seu trabalho para qualquer um que esteja interessado, através de seu projeto Foldschool.

O designer ensina, por exemplo, como fazer um banco para crianças de quatro a oito anos com apenas três folhas de papelão. Com quatro folhas um pouco maiores é possível também fazer uma cadeira. Todas as instruções estão disponíveis em seu site.

O papelão foi o material escolhido pela facilidade em encontrá-lo e em seu manuseio. Todos os móveis são feitos apenas para crianças. A segurança do produto é definida pela forma como o papelão é dobrado no processo de fabricação,  que faz com ele seja sólido, podendo até suportar o peso de um adulto.
Os materiais são simples: régua, spray de cola, agulha, cola, fita adesiva, uma ferramenta de dobradura e corte de esteira. Quem tiver interesse em aprender pode fazer o download gratuitamente no site e seguir o passo a passo.
“O Foldschool usa o design para fornecer produtos a preços acessíveis, por meio de um processo inteligente de fabricação”, afirma o site da empresa.
Para o desenvolvimento do projeto, é fundamental que cada pessoa elabore seu móvel, por isso não é possível já comprá-lo pronto. Entretanto, Stäubli afirma que está considerando a possibilidade de oferecer os objetos como um produto semi-acabado, mas não montado.
No site do designer há uma galeria de fotos dos móveis feitas por pessoas de diversos lugares.  Através do e-mail info@foldschool.com é possível enviar sua foto para que ela seja compartilhada no espaço virtual.

Stäubli já ganhou um prêmio em Milão pela criação de uma cadeira montável. Feita de aço inox, a peça pode ser montada de quatro maneiras. Criatividade não falta ao designer, que no Foldschool direcionou sua criatividade a um projeto sustentável exemplar. Com informações do Coletivo Verde eFoldschool.
Marcia Sousa - Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683