VOCE É NOSSO VISITANTE N°

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ibama emite licença prévia para parque eólico na fronteira com o Uruguai



Central Geradora Eólica Fronteira Sul, no município de Santana do Livramento, fronteira com o Uruguai
Imagem de Simulação do Parque Eólico – Fonte: RAS CGE Fronteira Sul


Um novo parque eólico teve sua viabilidade confirmada pelo Ibama no Rio Grande do Sul. Trata-se da Central Geradora Eólica Fronteira Sul, no município de Santana do Livramento, fronteira com o Uruguai, sob responsabilidade da Fronteira Sul Energia LTDA. Após análise e emissão de Parecer Técnico pelo Núcleo de Licenciamento Ambiental do Ibama do Rio Grande do Sul, o presidente do instituto, Volney Zanardi Júnior, assinou nesta quarta-feira, 9, a Licença Prévia do empreendimento.
O projeto aprovado prevê a instalação de 27 aerogeradores em três módulos, com capacidade de geração total de 72,9 MW. Cada aerogerador terá 150 m de altura, sendo 89 m referentes à torre e 61 m de comprimento de cada uma das três pás.
O Termo de Referência para elaboração do Relatório Ambiental Simplificado (RAS) foi encaminhado ao empreendedor em abril de 2013, e a versão final do estudo foi entregue ao Ibama em maio de 2013.
Para a implementação do parque , alguns termos foram determinados: somente serão permitidas redes interligadoras subterrâneas dentro do Parque Eólico; estabelece o monitoramento de Fauna durante o período de um ano, previamente à instalação, gerando dados para elaboração de mapas de sensibilidade ambiental, que irão orientar a localização dos aerogeradores; solicita a apresentação de um Programa específico de conservação de espécies ameaçadas da flora e um Subprograma de orientação e assistência técnica aos pecuaristas da Área de Influência Indireta.
O empreendimento irá participar do próximo Leilão de Energia A-3 a ser realizado pelo Governo Federal no dia 18 de novembro de 2013, e prevê investimento aproximado de R$100 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683