Elaborada com materiais reciclados, a mesa Solar Power-Dok consegue transformar os raios de sol em energia suficiente para ligar aparelhos, recarregar celulares e outros gadgets. Instalada no pátio da Universidade Estadual de Boise, nos EUA, a solução pode ser levada aos locais que têm dificuldade no acesso à energia.
O equipamento virou sensação entre os estudantes da universidade norte-americana, e tem como principal objetivo incentivar os jovens a promoverem ações de sustentabilidade na sua rotina. No ambiente acadêmico da Universidade de Boise, a Solar Power-Dok é mais uma das iniciativas de desenvolvimento sustentável, que também incluem um sistema de geração de energia geotérmica.
“A Universidade Estadual de Boise é uma das que possuem menor pegada de carbono em todo o território norte-americano”, afirma David Smith, vice-presidente de planejamento e instalações do campus. “A mesa solar é um serviço necessitado pelos estudantes e como uma estação de carga externa”, comenta o norte-americano sobre o novo equipamento. De acordo com o portal de noticiasKTVB, a mesa demandou custos da ordem de 13 mil dólares.
Com painéis fotovoltaicos instalados em seu guarda-sol, a Solar Power-Dok é mais usada durante o período de intervalo das aulas – assim, ao sentarem para comer ou simplesmente conversar, os jovens aproveitam para carregar seus dispositivos sem precisar de tomadas – o que torna o equipamento mais econômico (de médio a longo prazo) e totalmente viável para ser usado em acampamentos e nos locais em que a população enfrenta falta de infraestrutura.
Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelos comentários.
César Torres