VOCE É NOSSO VISITANTE N°

domingo, 14 de outubro de 2012

5 dicas de artesanatos com potes de sorvete

Os potes são excelentes para auxiliar a organização e transporte de maquiagem, esmaltes e outros pequenos produtos. | Foto: Scrap Criativo

Os potes de sorvete são itens naturalmente práticos e que após o uso original podem servir para armazenar utensílios diversos. No entanto, a utilidade não se limita a isso. O CicloVivo separou cinco dicas de artesanato com este material.

Frasqueira
Os potes são excelentes para auxiliar a organização e transporte de maquiagem, esmaltes e outros pequenos produtos. Para esta ideia basta soltar a criatividade para fazer a decoração da “caixa”. Uma sugestão é utilizar tecidos ou E.V.A. Para finalizar, o ideal é colar uma alça na tampa, que pode ser de plástico ou feita em tecido.


Organizador de gavetas
Se a primeira sugestão já era simples, esta é ainda mais. Os potes podem ser usados para auxiliar a separação de itens em gavetas. Além de manter meias, calcinhas, cuecas e acessórios organizados, esta opção permite um melhor aproveitamento do espaço, já que será possível armazenar mais coisas em uma mesma gaveta.


Casinha para pássaros
Este é o artesanato que vai demandar um pouco mais de trabalho. Será necessário ter o pote e outras três tampas. Em uma delas é necessário fazer um corte em círculo, que será a entrada para a casinha. Esta tampa deve ser mantida como se estivesse fechando o pote. As outras duas serão o “telhado”. Para isso, é necessário fazer dois furos e uma das laterais da tampa e repetir o processo na lateral respectiva da outra tampa. Para fixá-las, basta amarrá-las com um cordão. A cobertura pode ser colada à casa com cola quente.

Hidroponia

Os potes podem ser usados de maneira muito eficiente para auxiliar a cultura de mudas em sistema de hidroponia. O formato é ideal para quem mora em ambientes pequenos, mas quer manter seus alimentos longe dos agrotóxicos.

Se você mora em um apartamento ou em uma casa que não possui muito espaço para cultivar parte dos alimentos em uma horta, ou então, se mexer com terra é um problema; uma dica interessante é o cultivo de alimentos em água, a chamada hidroponia. 
A hidroponia é a ciência que cultiva plantas sem a necessidade de solo (substrato). As raízes ficam embebidas em água da qual recebe uma solução com nutrientes essenciais, em quantidade necessária para o desenvolvimento saudável do vegetal.
Este tipo de cultura exige pouca mão-de-obra, não necessita mecanização é simples de fazer e produz o ano todo. É possível aplicar esta técnica também em escala comercial, trazendo como vantagem a diminuição da agressão ao meio ambiente com a produção agrícola intensificada. 

Material:
- 1 pote de sorvete de dois litros (com tampa);
- 6 garrafas PET de cinco litros (uma para recortar e cinco para dissolver os nutrientes);
- 1 rolo de fita adesiva aluminada, bem reflexiva;
- 1 medidor de 10 mL;
- 1 kit de adubo;
- 1 muda de alface (adquirida em agropecuária. Mas, é possível comprar a semente de alface e fazer a própria muda em casa).

Método:
Faça uma abertura na tampa do pote de sorvete do tamanho da tampinha da garrafa de cinco litros. Em seguida pegue uma garrafa PET e recorte a parte superior, para fazer um funil de 4 cm de altura. Na tampinha faça duas aberturas, deixando uma parte intacta no meio para que a raiz não caia. 
Envolva todo o pote de sorvete, inclusive a tampa, com a fita adesiva aluminada. Feche o pote de sorvete e encaixe o funil na abertura. 

Preparo da solução:
Colocar um pouco de água potável nas cinco garrafas PET e adicionar um saquinho de adubo em cada uma delas. Para dissolver completamente, feche a garrafa e agite bem. A seguir, complete todas as garrafas com água potável (5L no total). As garrafas devem ser armazenadas em local totalmente protegido da luz.

Como adicionar a solução nutritiva e a muda:
Encha o pote de sorvete até a metade com água potável. Retire com o medidor 10 mL de cada garrafa (solução) e adicione no pote de sorvete. Lembrando que o medidor deverá ser lavado antes de retirar do próximo.
Feche o pote e em seguida pegue o funil com tampa, coloque a muda no orifício e encaixe o bico da garrafa na tampa do pote.  Complete com água potável até que encoste na base da tampa do funil, o ideal é que ultrapasse a base da tampa cerca de 2 mm. 
Mantenha a planta protegida da chuva e sempre exposta ao sol. Elas precisam de horas de exposição, se isso não acontecer ou ficar a meia sombra a muda poderá atrofiar e não se desenvolver. 

Manutenção da muda:
Cerca de seis dias depois o nível da solução com nutrientes começa a baixar, então é necessário fazer a reposição (adicionar mais solução), para isso a maneira mais prática de fazer é deixar preparada e misturada em um balde com tampa e protegido da luz. 
Retire com uma caneca a quantidade de solução suficiente para completar o nível do pote de sorvete. 
*Exemplo de preparo da mistura: em um balde 20L complete 19,5L de água + 100 mL de cada adubo = 20 L de mistura. 
Um dos principais segredos da alta produtividade das plantas neste tipo de cultivo é o correto equilíbrio das soluções utilizadas. Este equilíbrio garante a alta qualidade da produção. A criação do projeto é do Dr Jorge Barcelos da LabHidro da Universidade Federal de Santa Catarina.

Portas-treco

As embalagens de sorvete também funcionam muito bem como porta-treco. Não é necessário fazer adaptação nenhuma no pote, basta personalizá-lo para que seja mais fácil identificar o conteúdo que está armazenado em seu interior. Para isto, o mais legal é deixar a criatividade rolar solta. Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.
César Torres

Siga-me

Seguidores

Literatura Brasileira

PALESTRAS.

Meio Ambiente:


*Educação Ambiental
*Desenvolvimento Sustentável
*Reciclagem e Energia Renovável
*Esgotamento Sanitário e Reuso da Água
*Novo Código Florestal

Poderão ser sugeridos temas considerando o público alvo.
CONTATO: cesaratorres@gmail.com
Telefones: (33) 8862.7915 / 3315.1683